• Carregando...

O Globo de Ouro se confirmou como uma prêmio bem mais liberal do que o tradicional Oscar. A Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood não se intimidou em distribuir os principais prêmios a longas com temáticas gay ou política, como "Capote", "O segredo de Brokeback Mountain", "Transamerica","Jardineiro fiel" e "Syriana", ambos com grandes chances no Oscar. Confira aqui a lista de todos os vencedores do prêmio.

"O segredo de Brokeback Mountain", por exemplo, ganhou os prêmios de melhor filme e melhor diretor (Ang Lee, de "O tigre e o dragão"). O filme mostra a história de amor entre dois caubóis gays no meio dos Estados Unidos dos anos 60 e já havia levado o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2005. O filme, que apesar do sucesso de crítica ficou restrito ao circuito de arte nos Estados Unidos, estréia no Brasil dia 10 de fevereiro.

Philip Seymour Hoffman, mais conhecido por "Magnólia", "Quase famosos" e "Quero ficar com Polly", ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de drama por "Capote" (estréia no Brasil dia 17 de fevereiro). Hoffman, em um de seus melhores trabalhos no cinema, dá vida a Truman Capote no filme de Bennett Miller. O ator teve o cuidado de preservar todos os maneirismos afetados do escritor e jornalista, um originário do Alabama que virou novaiorquino efeminado.

Hoffman concorria com Russel Crowe ("A luta pela esperança"), Terrence Howard ("Ritmo de um sonho"), Heath Ledger ("O segredo de Brokeback mountain") e David Strathairn ("Boa noite e boa sorte").

O prêmio de melhor atriz de drama ficou para Felicity Huffman, famosa pelas séries de TV "Frasier" e "Desperate housewives". Em "Transamerica", ela vive uma transexual que descobre ter um filho, gerado na época em que era "homem".

George Clooney ganhou prêmio apenas por 'Syriana'

No lado político, o Globo de Ouro premiou Rachel Weisz por "O jardineiro fiel" (melhor atriz coadjuvante). O primeiro filme em língua inglesa do diretor brasileiro, Fernando Meirelles, mostra a exploração de indústrias farmacêuticas na África. O brasileiro, presente na cerimônia realizada no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, concorria aos prêmios de melhor direção e melhor filme.

George Clooney, que também concorria aos prêmios de melhor direção e melhor filme por "Boa noite, e boa sorte", ganhou o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante por "Syriana".O filme mostra uma história complicada sobre tortura, terrorismo, grandes negócios envolvendo petróleo e política global.

A conturbada vida de Johnny Cash também rendeu frutos aos seus atores e produtores. Joaquin Phoenix, famoso por "Gladiador" ganhou o prêmio de melhor ator de comédia ou musical. Ele vive Johnny Cash na cinebiografia do famoso cantor country falecido em 2004.

O longa "Johnny e June", ainda inédito no Brasil, também ganhou o prêmio de melhor filme na categoria comédia ou musical e melhor atriz na mesma categoria para Reese Witherspoon. A eterna "legalmente loura" faz o papel de June, a mulher que viveu ao lado de Cash até o fim de sua vida.

Grandes nomes do cinema americano ficaram de fora da premiação. Woody Allen, Steven Spielberg e Peter Jackson saíram de mãos abanando. "Ponto final", "Munique" e "King Kong", seus filmes respectivamente, não ganharam nenhum prêmio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]