• Carregando...
Público relevou erros de Chuck, e astro adorou a plateia curitibana | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Público relevou erros de Chuck, e astro adorou a plateia curitibana| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo
  • Chuck e a filha Ingrid Darlin Berry-Clay, que tocou harmônica em boa parte do show e cantou músicas como
  • Diversificado público saudou de pé o pai do rock-and-roll

Chuck Berry foi recebido com grande reverência assim que soaram os primeiros acordes de "Roll Over Beethoven", música que abriu o confuso set list de pouco mais de uma hora apresentado nesta sexta-feira (12), a partir das 21h35, para a plateia que lotou o Teatro Positivo.

>>Veja fotos do show

O diversificado público saudou de pé o pai do rock-and-roll com um aplauso caloroso que chegou a encobrir a maçaroca de notas formada pelo desencontro entre a regular banda de Chuck e os acordes aleatórios executados em sua Gibson.

Passado o frenesi do encontro inicial com a lenda, os erros ficaram mais evidentes. Vieram "School Days", "Sweet Little Sixteen", "Carol" e "Nadine". A guitarra de Chuck, embora emitisse uma minoria de sons dentro da harmonia, foi o instrumento mais alto durante todo o show.

A banda tinha de correr atrás: alongava alguns compassos até que Chuck se lembrasse de sua parte; tentava acompanhar riffs por vezes irreconhecíveis que o guitarrista puxava fora do script.

A performance de maior destaque acabou sendo da filha de Chuck, Ingrid Darlin Berry-Clay, que tocou harmônica em boa parte do show e cantou músicas como "Rock Me Baby".

Mas, apesar dos momentos em que ninguém entendia o que estava acontecendo – nem no palco, nem na plateia –, o público se manteve carinhoso e incentivador do início ao fim, aplaudindo quando Chuck – aos 86 anos, com voz, pulmões e audição fracos – acertava a mão.

Bem-humorado, o músico se movimentou no palco, interagiu com o tecladista e o baterista, brincou com a guitarra, fez piadas. "Aposto que vocês conhecem essa", disse, antes de tocar a famosa introdução de "Johnny B Goode". "Alguma coisa está acontecendo aqui em cima. Vou contar para vocês depois", brincou, ao trocar de guitarra com o filho, Charles Edwards Berry Jr., depois de várias tentativas frustradas de se entender com o seu instrumento.

Retribuindo o carinho do público, Chuck faz declarações de amor. "Tenho 87 anos. Faço shows há 52. E esta é a plateia mais agradável para a qual já toquei. Eu amo vocês", disse o músico, que ainda fez uma emocionada (e tocante) promessa: "Eu vou voltar. Vocês estão ouvindo? Eu vou voltar".

O cantor ainda arriscou breves passos de sua célebre duck walk (dança do pato) em meio às 15 garotas convidadas para dançar no palco durante o longo solo que encerrou o show. Incansável, teve de ser avisado de que era hora de parar. Foi levado para fora do palco ainda tocando, pouco mais de uma hora depois do início do show.

Galeria

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Cultura e Lazer | 3:39

Cantor americano abriu o show com "Roll Over Beethoven" e enfileirou clássicos como "Sweet Little Sixteen" e "Johnny B Goode", conquistando a calorosa plateia do Teatro Positivo mesmo com numerosos deslizes no palco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]