• Carregando...
‘Harry Potter and the Cursed Child’: roteiro é baseado em uma nova história de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
‘Harry Potter and the Cursed Child’: roteiro é baseado em uma nova história de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Nove anos depois de finalizar a série Harry Potter, um novo livro promete tirar os potterheads da monotonia: Harry Potter and the Cursed Child (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada), o oitavo livro da série, foi lançado pelas livrarias do mundo no dia 31 de julho, data celebrada pelos fãs por ser aniversário de J.K. Rowling e de Harry.

O livro é o roteiro da peça homônima, que estreou na mesma noite no Palace Theather, em Londres. Escrito por Jack Thorne, o roteiro é baseado em uma nova história de J.K. Rowling, John Tiffany e o próprio Thorne.

O enredo do livro se passa dezenove anos depois do fim do sétimo livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Ao mesmo tempo que encontramos personagens já conhecidos, como Harry, Rony e Hermione, adultos, conhecemos personagens novos: os filhos dessa geração começam a entrar em Hogwarts.

O personagem principal do livro é Albus, segundo filho de Harry e Gina. Para ele, o legado de viver sendo um Potter é muito pesado - ele não se identifica com o heroísmo do pai, se incomoda com os olhares frequentes que a família recebe e acaba indo para a Sonserina no primeiro dia de aula.

Um dos primeiros cenários da peça é a Plataforma 9 ¾, onde os pais deixam os filhos no Expresso de Hogwarts. Já no trem, Albus conhece Scorpius, filho de Draco Malfoy, e os dois logo ficam amigos.

Os primeiros anos passam em algumas poucas cenas e logo encontramos os personagens em situações críticas. Harry Potter está sobrecarregado de trabalho no Ministério da Magia, já que começa a reconhecer algum movimento entre os dissidentes do grupo de Voldemort; Albus se sente cada vez mais isolado da família depois de brigas recorrentes com o pai. Inconformado com uma decisão recente do Harry, o adolescente decide resolver um problema sozinho. Começa a aventura.

A partir disso, o enredo usa uma boa dose de viagem no tempo e retoma vários momentos clássicos da série, prato cheio para fãs nostálgicos. Alguns desses acontecimentos são apresentados sob o ponto de vista dos personagens novos, que não viveram essas histórias. Além disso, vemos como os personagens mais velhos lidam com os fantasmas do passado e como todos esses acontecimentos alteraram a vida deles. Nesse sentido, essa história é uma espécie de conclusão da série inicial, o que acontece depois do final feliz.

Recepção

Desde que J.K. Rowling anunciou uma nova história da série Harry Potter, em 2013, os fãs especularam e esperaram ansiosamente. Depois do lançamento do título e da sinopse no ano passado, o interesse aumentou ainda mais: a livraria americana Barnes and Nobles afirmou que esse é o livro mais vendido em pré-lançamento desde o último da série Harry Potter. A expectativa do mercado editorial é que esse seja uma das obras mais vendidas do ano.

Ainda assim, os fãs já começam a dividir opiniões. Leitores usuários da rede social Goodreads, dedicada ao universo da leitura, comentam: “não é memorável, mas a nostalgia compensa”; “não é que não existam pontos positivos, mas de uma maneira geral eu preferia esquecer o livro”; “estou muito feliz de ter essa história”.

Em geral, as reclamações mais frequentes são a caracterização do Harry Potter em determinados momentos da história, que parece fugir do que os fãs acreditam ser o comportamento adequado dele; o uso intenso e nem sempre coeso do vira-tempo, artefato que permite viagens no tempo; e a criação da personagem, Delphi, que soa pouco crível para muitos dos leitores. Alguns comentários chegam inclusive a comparar esse texto com uma fanfic - textos amadores escritos por fãs com os personagens desse universo.

As partes mais elogiadas são desenvolvimento do relacionamento de Rony e Hermione e o papel dela na obra, a breve aparição de Dumbledore e seus diálogos com Harry e a criação do carismático e leal Scorpius Malfoy,

A tradução do livro para o português, com o título Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, tem o lançamento previsto pela editora Rocco para 31 de outubro desse ano.

Linha do Tempo

Como o bruxinho se tornou popular em todos os cantos do planeta

1997

o primeiro livro, Harry Potter and the Philispher’s Stone, é publicado no Reino Unido. Antes disso, a série tinha sido rejeitada por oito editoras.

1998

publicação do segundo livro, Harry Potter and the Chamber of Secrets. Rowling vende os direitos de filmagem da série para a Warner Bros.

1999

publicação do livro Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, o terceiro da série.

2000

publicação do livro Harry Potter and the Goblet of Fire. O ano marca também o início do lançamento dos livros no Brasil, pela editora Rocco: Harry Potter e a Pedra Filosofal em janeiro, Harry Potter e a Câmera Secreta em agosto e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em dezembro.

2001

lançamento do primeiro filme da série. Publicação do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo no Brasil.

2002

lançamento do segundo filme da série.

2003

publicação do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto da série, no Reino Unido e no Brasil.

2004

lançamento do terceiro filme.

2005

publicação do sexto livro da série, Harry Potter e o Príncipe Mestiço, no Reino Unido e no Brasil e lançamento do quarto filme.

2007

publicação do último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, no Reino Unido e no Brasil. O livro vendeu 11 milhões de cópias nas primeiras 24 horas de venda. Lançamento do quinto filme.

2008

publicação do livro Os Contos de Beedle, o Bardo, um spin-off da série Harry Potter.

2009

lançamento do sexto filme.

2010

lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1.

2011

lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2.

2012

publicação do livro Morte Súbita, primeiro livro da autora que não faz parte da série Harry Potter.

2013

J. K. Rowling anuncia que estava trabalhando na produção de uma peça que envolvia o universo de Harry Potter. Lançamento do livro O Chamado do Cuco, começo de uma série policial que a autora escreve sob o pseudônimo de Robert Gailbraith.

2015

Rowling anuncia o nome da peça: Harry Potter and The Cursed Child. As entradas para os primeiros quatro meses da peça são esgotados em poucas horas.

2016

30 de julho marca o lançamento da peça Harry Potter and The Cursed Child, escrita por Jack Thorne baseado na história de Thorne, J.K. Rowling e John Tiffany, em Londres. O livro com o roteiro é vendido depois da noite de estreia.

31 de Outubro é a data prevista para o lançamento do livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada no Brasil, também pela editora Rocco.

Novembro - lançamento do primeiro filme da série Fantastic Beasts and Where to Find Them, um spin-off da série Harry Potter. Os próximos filmes da trilogia devem ser finalizados em 2018 e 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]