• Carregando...
 | Fernanda Anacleto
| Foto: Fernanda Anacleto

Na tarde dessa quinta-feira (28) aconteceu a estreia da peça "João Pé de Chinelo", da Companhia de teatro gaúcha "Manjericão", no bebedouro do Largo da Ordem. A peça é um monólogo que conta a realidade de João, um catador de lixo, casado e com quatro filhos para sustentar, interpretado por Márcio Silveira. A história é baseada em fatos reais.

Entre várias tonalidades que podemos acompanhar ao longo da peça, a principal temática é a população de rua e o que ela faz para sobreviver. Um dos focos também é a questão ambiental e a geopolítica, por se tratar de uma minoria que vive em uma situação de vulnerabilidade social. "O contexto do espetáculo é Porto Alegre. O personagem vem de uma cidade do interior, com seu sotaque e sua vestimenta e acaba tentando melhorar a sua vida, mas não consegue. E nós sabemos que quem vive na realidade da rua precisa criar um universo imaginário", explica Silveira.

Além do cenário e figurino serem compostos por materiais recicláveis, que vão desde papelão, latas, isopor, garrafas pets e até uma barraca de camping achada no lixo e consertada para servir de casa para o personagem, ainda pé possível visualizar em lugares estratégicos mensagens. Algumas delas são: "Um catador faz mais que um Ministro do Meio-ambiente", "Recicle seus conceitos" e "Um artista de rua faz mais que um Ministro da Cultura".

O ator ainda conta como é a condição do artista de rua no Brasil. "Hoje nós somos proibidos de nos apresentarmos em alguns lugares. Temos que ter autorização, caso contrário vem alguém e recolhe nossas coisas. Inclusive já passamos por isso algumas vezes, pelo fato de nossas peças sempre abordarem uma crítica social. A gente brinca que fazer teatro de rua é estar em guerra todo dia." O Grupo Teatral Manjericão responsável pela peça é totalmente independente, nenhum de seus atores recebe cachê e pagam dos seus próprios bolsos as viagens, hospedagens e alimentação.

ServiçoA peça é gratuita e ainda tem mais duas apresentações em Curitiba, uma na sexta-feira (29) na praça Santos Andrade às 14:00 e no sábado (30) no mesmo horário no bebedouro do Lardo da Ordem.A dramaturgia é de Anelise Camargo Garcia. Elenco: Márcio Silveira.Classificação Livre.

****Os textos publicados neste espaço são fruto do projeto Rede Teia no Palco, uma parceria entre o curso de Jornalismo da Universidade Positivo e a Gazeta do Povo, sem ônus para ambas as partes****

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]