• Carregando...
John Berry também fez parte das bandas Even Worse, Big Fat Love, Highway Stars e Bourbon Deluxe | Divulgação
John Berry também fez parte das bandas Even Worse, Big Fat Love, Highway Stars e Bourbon Deluxe| Foto: Divulgação

John Berry, um dos membros originais do grupo de hip-hop nova iorquino Beastie Boys, morreu na última quinta-feira (19), de acordo com o site da revista Rolling Stone. O guitarrista sofria de demência frontotemporal e faleceu em um hospital em Danvers, no Massachusetts, aos 52 anos.

Berry (terceiro da esq. para a dir.) participou apenas da gravação do EP “Polly Wog Stew”, lançado em 1982Reprodução

Berry, o responsável por escolher o nome da banda, foi um membro do Beastie Boys desde a sua formação, em julho de 1981, até pouco após o lançamento do EP de estreia “Polly Wog Stew”, em novembro de 1982, sendo substituído por Adam “Ad-Rock” Horovitz.

O guitarrista frequentou a escola Walden, em Nova York, onde conheceu o vocalista Michael “Mike D” Diamond, com quem fundou o grupo ao lado de Adam “MCA” Yauch e Kate Schellenbach. Seu primeiro show aconteceu no antigo loft de Berry, no Upper West Side de Manhattan, onde uma pequena plateia assistiu ao grupo que na época se apresentava como uma banda de hardcore/punk.

Além de fazer parte dos Beastie Boys, o guitarrista integrou a formação de diversos outros grupos, como o Even Worse, Big Fat Love, Highway Stars e Bourbon Deluxe.

Reconhecimento da banda

Mesmo após sua saída da banda, o papel de Berry era reconhecido publicamente pelos membros restantes. Em 2012, quando os Beastie Boys foram induzidos ao Rock and Roll Hall of Fame, o discurso de agradecimento incluiu uma pequena dedicação ao membro original: “(...) para John Berry e para o loft de John Berry na 100th Street com a Brodway, onde o pai de John interrompia nossos primeiros ensaios gritando, ‘Vocês poderiam desligar essa m**** de uma vez?’”.

A baterista original, Kate Schellenbach, que deixou a banda em 1984 e hoje faz parte do grupo Luscious Jackson, publicou uma mensagem na página da banda nesta quinta-feira em homenagem a Berry:

“Nós estamos com o coração partido com a notícia do falecimento de John Berry, o guitarrista original e fundador dos Beastie Boys. Ele era um bom amigo, falastrão e se não fosse por ele, não existiriam os Beasties, nem Luscious Jackson, nem Grand Royal e só Deus sabe quem mais. John reuniu todos nós em sua casa de madeira maluca no Upper West Side... Descanse em paz, amigo...”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]