• Carregando...
Laurentino: depois de carreira no jornalismo, um escritor campeão de vendas | Alexandre Battibugli/Divulgação
Laurentino: depois de carreira no jornalismo, um escritor campeão de vendas| Foto: Alexandre Battibugli/Divulgação

O maringaense Laurentino Go­­mes, de 54 anos, toma posse hoje, a partir das 20 horas, na Academia Paranaense de Letras (APL), em cerimônia para convidados no campus Milton Vianna Filho, do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), no bairro Rebouças. Ele será o titular da cadeira 18, ocupada anteriormente pelo jornalista Francisco Cunha Pereira Filho (1926-2009), que foi diretor-presidente do grupo RPC.

"Receber o convite para entrar nessa respeitada instituição cultural do estado onde nasci é muito importante para mim. É um reconhecimento pelo meu trabalho", diz o autor de 1808 (Planeta), livro que já vendeu mais de 600 mil exemplares e fez com que ele se afastasse das redações para se dedicar exclusivamente aos livros.

O casamento bem-sucedido de pesquisa rigorosa com um texto sedutor, que pode ser conferido em 1808 (sobre a chegada da corte portuguesa no Brasil), viabilizou mais uma obra: 1822 (Nova Fronteira). Amanhã, a partir das 19h30, já na condição de "imortal" (ex­­pressão relativa ao fato de ter ingressado na APL), ele participa de um bate-papo, aberto ao público, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Em seguida, deve gastar muita tinta de caneta autografando o livro recém-lançado, que já vendeu mais de 100 mil exemplares.

Na sexta-feira, Laurentino fará duas palestras para alunos do Unicuritiba, também aberta a convidados.

Tradição

Laurentino lembra que, desde a sua fundação, em 1936, a APL sempre teve entre os seus integrantes jornalistas. Ele cita o caso de seu antecessor da cadeira 18, o jornalista Francisco Cunha Pereira Filho. "A APL reúne pessoas que dedicam as suas vidas à produção do pensamento e é interessante a pluralidade de vozes que a instituição abriga", diz, completando que, na noite de hoje, antes da posse, ele fará um discurso sobre a trajetória de Cunha Pereira.

Serviço

Lançamento do livro 1822. Livrarias Curitiba Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 3330-5118. Com Lauretino Gomes. Bate-papo seguido de autógrafos. Dia 16, às 19h30. O livro custa R$ 35,90. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]