• Carregando...
O escritor Fernando  Bonassi  é um dos convidados do Litercultura. | Divulgação/
O escritor Fernando Bonassi é um dos convidados do Litercultura.| Foto: Divulgação/

Sem nomes internacionais de peso e a divisão em capítulos ao longo do ano que marcaram as edições anteriores, o festival Litercultura aposta na produção literária local e em nomes “multimídia” como Fernando Bonassi e Lourenço Mutarelli, em sua quarta edição. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de agosto, na Sociedade Garibaldi, Largo da Ordem.

Litercultura

O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba.

Pelo festival já passaram autores como Alberto Manguel, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mae, Antonio Skármeta e Alan Pauls, entre outros.

Esta é a segunda edição com curadoria do crítico Manuel da Costa Pinto, ex-editor da Revista Cult e ex-curador da Flip.

De acordo com Manoela Leão, idealizadora e organizadora do Litercultura, o festival precisou se “ajustar ao cenário atual” de crise.

Assim, o festival terá uma programação que vai apostar mais no local e na mistura de linguagens com conferências, mesas-redondas, leituras e shows.

Na sexta-feira (26), o festival se volta exclusivamente para a produção literária paranaense com o “Panorama Paranístico”, que terá exposição e venda de mais de 50 autores residentes no estado, apresentação do poeta Ivan Justen sobre o cenário atual da literatura e leituras de trechos com improvisação musical de Marcelo Torrone e Gabriel Schwartz.

“Nossa intenção é mostrar a produção contemporânea paranaense. Não se tem notícia de uma iniciativa desta proporção voltada para os autores daqui”, diz Manoela.

No dia 27, uma mesa reunirá o escritor Jacques Fux, autor do livro “Brochadas”, e a escritora Anna P, pseudônimo da autora cuja identidade não será revelada ao público.

“A ideia de manter o anonimato faz o desafio ainda mais interessante para o festival. Criamos uma forma de contar com a presença da Anna P. e preservar sua identidade.

A grade de programação final ainda não está completa, mas autores como o escritor, quadrinista e dramaturgo Lourenço Mutarelli e o escritor e cineasta Fernando Bonassi estão confirmados.

Também está confirmada a presença de autoras importantes como Vivane Mosé, Luci Collin e Alice Ruiz .

Pela primeira vez, o Litercultura abrirá espaço para a literatura infanto-juvenil. O podcaster, blogueiro e escritor carioca Eduardo Spohr fará conferência neste Litercultura às 11 horas do domingo (28).

Na tarde do último dia, ocorre o encontro com o escritor haitiano residente em Curitiba Rei Selly, que dividirá a mesa com Bonassi sob mediação do cronista da Gazeta do Povo José Carlos Fernandes.

Ingressos

Neste ano o Litercultura terá três pontos de entrega gratuita de ingressos, que começa 15 dias antes do evento: Shopping Palladium, no Portão, Universidade Positivo Campus praça Osório e Ecoville.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]