• Carregando...
 | Marcio de Souza/TV Globo
| Foto: Marcio de Souza/TV Globo

O poeta e letrista mineiro Geraldo Carneiro, de 64 anos, conhecido por sua poesia bem-humorada e pelas composições interpretadas por artistas como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Ney Matogrosso e Gal Costa, foi eleito nesta quinta-feira (27) como o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu 33 votos.

Ele vai ocupar a cadeira número 24, deixada vaga com a morte do crítico teatral Sábato Magaldi, em 15 de julho deste ano.

Obra

Em 2016, Geraldinho, como é conhecido, lançou “Subúrbios da Galáxia” (Nova Fronteira), uma antologia de seus escritos em quatro décadas de produção.

Carneiro também é dramaturgo e roteirista de tevê, e seus trabalhos incluem o remake da novela “O Astro”, de 2011, que ganhou o Emmy Internacional, e a série “O Sorriso do Lagarto”, baseada na obra de João Ubaldo Ribeiro, de 1991, entre muitos outros.

Como compositor, Carneiro tem mais de 60 músicas assinadas com o também mineiro Egberto Gismonti. Ele produziu o primeiro disco do parceiro, “Água e Vinho”, em 1972. Outro parceiro ilustre foi Astor Piazzolla, com quem o mineiro compôs dez músicas em 1975.

Além de Tom, Vinicius, Ney e Gal, gravaram músicas de Geraldo Carneiro intérpretes como Olívia Byington, Zezé Motta e Lenine.

Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!

Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]