• Carregando...
Roberto Carlos será tema de uma nova biografia | Jose Sena Goulao/Efe
Roberto Carlos será tema de uma nova biografia| Foto: Jose Sena Goulao/Efe

O escritor Paulo Cesar de Araújo, responsável biografia não-autorizada de Roberto Carlos, retirada de circulação por decisão da Justiça, em 2007, publicará um novo livro contando a história da vida do cantor. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pela Record, que vai editar a nova obra.

STF libera publicação de biografias sem autorização prévia

Órgão máximo do Poder Judiciário encerra a polêmica do caso e ressalta defesa da liberdade de expressão

Leia a matéria completa

Segundo comunicado enviado pela editora, já existe um acordo com Araújo, que publicará a biografia do Rei em 2016.

“Será uma nova biografia. Não daremos mais detalhes, porém. Paulo Cesar é autor da casa, um pesquisador brilhante, e conosco terá tranquilidade e segurança para trabalhar. Estamos muito contentes com a volta dele, orgulhosos de que tenha confiado na Record para esse grande projeto, declarou o editor-executivo Carlos Andreazza no comunicado.

A nota acrescenta que a Record “salienta o seu compromisso de publicar grandes biografias com ética, respeito aos fatos e o devido rigor histórico”.

Polêmica
A decisão de publicar uma nova biografia de Roberto Carlos chega uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, unanimemente, pelo fim da necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias no país.

Em 2007, Roberto Carlos conseguiu retirar do mercado o livro “Roberto Carlos em Detalhes”, escrito por Paulo César de Araújo e publicado pela Editora Planeta. A principal alegação defendida pela Justiça na época é que o livro seria uma ofensa à honra e invadia a privacidade do artista.

No entendimento do STF, que atendeu a um pedido da Associação Nacional de Editores de Livros (Anel), a exigência de autorização prévia para o lançamento de biografias é incompatível com a liberdade de expressão e de informação.

Em entrevista ao programa Fantástico em 2013, Roberto Carlos anunciou que a preparação de uma biografia própria. A ideia inicial é de que a obra seja feita em dois volumes, mas ainda não há uma previsão de quando os livros chegarão ao mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]