• Carregando...
Laurentino Gomes: “Um livro diferente de tudo que escrevi até agora”. | Divulgação
Laurentino Gomes: “Um livro diferente de tudo que escrevi até agora”.| Foto: Divulgação

Conhecido por sua premiada trilogia sobre a história do Brasil, o jornalista Laurentino Gomes está de volta com uma nova obra inspirada em sua própria jornada espiritual.

Escrito em parceria com Osmar Ludovico, um dos conselheiros espirituais mais respeitados do Brasil na atualidade, o livro “O Caminho do Peregrino” reúne reflexões pessoais, relatos históricos e meditações sobre trechos das Escrituras.

As ilustrações são de Cláudio Pastro, considerado o mais importante nome da arte sacra brasileira contemporânea e autor, entre outras obras, dos novos vitrais do Santuário Nacional de Aparecida.

Para falar sobre a obra, Laurentino e Osmar lançam o livro em Curitiba nesta quarta-feira (7) e participam de um bate-papo com o público. O evento será na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 3330-5119. A entrada é franca.

Autoconhecimento

“O que é ser peregrino?”, perguntam os autores na apresentação do livro. A palavra vem do latim per agrum, que significa “através do campo”. Há uma diferença entre ser turista e peregrino. O turista olha para fora, excitado pelas novidades que o rodeiam. O peregrino volta-se para dentro de si mesmo enquanto caminha, em busca de respostas e revelações escondidas na obscuridade do seu próprio coração. Por isso, é também possível ser um bom peregrino sem nunca sair de casa.

“O Caminho do Peregrino” desdobra-se em três partes pontuadas pelas ilustrações de Claudio Pastro.

A primeira parte, de autoria de Laurentino Gomes, combina observações de viagem, relatos históricos e outras informações sobre a geografia, a arqueologia e a cultura de Israel e a região chamada de Terra Santa, berço das três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

LIVRO

“O Caminho do Peregrino – Seguindo os Passos de Jesus na Terra Santa”

Laurentino Gomes e Osmar Ludovico. Com ilustrações de Claudio Pastro. Principium, 198 pp., R$ 29,90.

As duas partes seguintes reúnem meditações sobre a vida e obra de Jesus Cristo na Galileia e em Jerusalém, assinadas por Osmar Ludovico.

“Esse é um livro diferente de tudo que escrevi até agora”, explica Laurentino. “Nasceu de uma longa e profunda busca de natureza espiritual, que teve entre seus momentos marcantes uma viagem que fiz a Israel em 2014 na companhia de um grupo de peregrinos brasileiros, orientados por Osmar Ludovico, meu amigo e conselheiro espiritual. O resultado desse encontro é esta obra, que trata do significado da experiência cristã no mundo de hoje.”

Perfis

Laurentino Gomes é paranaense de Maringá e seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, é autor dos livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro (eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras), “1822”, sobre a Independência, e “1889”, sobre a Proclamação da República.

Formado em Jornalismo pela UFPR, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro da Academia Paranaense de Letras. No momento, trabalha na pesquisa de uma nova trilogia, sobre a história da escravidão no Brasil.

Osmar Ludovico é de São Paulo, é diretor e mentor espiritual cristão, com experiência pastoral de mais de 30 anos nas Comunidades de Jesus de São Paulo e Rio de Janeiro. Professor no seminário Servo de Cristo, é autor do livro “Meditatio” e colunista da revista “Cristianismo Hoje”. Dirige oficinas e cursos de espiritualidade e meditação cristã, revisão de vida, seminários para casais no Brasil e no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]