• Carregando...
Imagens do psychobilly que surgiu em Curitiba: a cena mais sólida do Brasil e uma das mais importantes da América Latina. | Reprodução
Imagens do psychobilly que surgiu em Curitiba: a cena mais sólida do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.| Foto: Reprodução

Mostrar como surgiu em Curitiba a cena mais sólida do psychobilly nacional – e uma das mais importantes da América Latina – moveu o músico e professor universitário Márcio Gouvea a escrever “Terapia com Sequela – Rock Maldito, o Psychobilly Visto por Dentro”.

Fundador de uma das bandas fundamentais cidade, Os Cervejas, Gouvea conta que precisou escrever esse livro para pagar um tributo ao gênero que mistura rockabilly, punk a elementos bizarros do underground, pelo qual é apaixonado.

No livro, ele mapeia lugares, pessoas, músicas e shows na história local e no contexto nacional. As experiências são relatadas em primeira pessoa, mas o autor também dá voz, na forma de grandes citações literais, a outros personagens fundamentais na formação da cena psycho.

Confira 3 momentos do psychobilly curitibano

Esgotada

A primeira edição de “Terapia com Sequela”, bancada pelo autor, esgotou. Uma nova tiragem deve sair do prelo no dia 25 de setembro e Márcio Tadeu Gouvea ainda vai marcar eventos para novos lançamentos.

Um formato narrativo pelo qual optou após a leitura de “várias biografias e livros sobre rock e música em geral”. “Tive vários exemplos de como fazer e de como não fazer”, diz.

“Escolhi narrar assim, pois o que precisa realmente ser contado é isso: o som, as pessoas, a música, a contribuição”, diz. Não se espere, porém encontrar detalhes sórdidos de noites de arruaças, sexo e drogas, evitados pelo autor.

“Não vi necessidade de contar bastidores picantes, viagens loucas e outros acontecimentos que poderiam acabar constrangendo por serem mal entendidos”, pondera. “Quis manter uma coisa bacana da cena que é o sentimento de união forte, amizades que se perpetuam, crescimento.”

Gouvea mostra a construção dos primórdios do psycho local, num tempo anterior à internet em que a informação só chegava através de pequenos milagres.

“Éramos uma piazada querendo fazer um barulho específico, e tínhamos sonhos como imaginar um festival com várias bandas brasileiras e gringas fazendo uma festa dos diabos”, disse.

Esse pelo menos deu certo e é o festival Psychocarnival, o mais importante do país – no ano que vem ele chega à sua 17.ª edição.

Magoo

A capa do livro é do artista plástico Alessandro “Magoo” Silveira, morto em abril deste ano num acidente de trânsito. Ele era um dos artistas mais atuantes da cena underground e colaborou em centenas de capas de discos e cartazes.

Marco Zero

Para ele, o marco zero em Curitiba foi o surgimento da banda Os Missionários. Foi “além do punk e partiu para um psychobilly bastante original e de muita identidade”.

No livro, Gouvea conclui que o fato do poeta Marcos Prado (1967–1996) ter escrito várias letras para a banda - e também para outras como Beijo AA Força, O Corte – reforçou elos entre outros setores da música da cidade e deram às letras peso e conteúdo de qualidade que ajudaram a formatar o gênero por aqui.

“Quando a minha banda [Os Cervejas] veio no começo da década de 1990, fomos agraciados com ótimas letras dele, como ‘Anjo da Morte’, que virou videoclipe [muito exibido na MTV] e nos levou a vários cantos do país”, diz.

Em um dos capítulos do livro, Gouvea deixa a pergunta: “O que havia na água (ou na cerveja) de Curitiba para que a cidade se transformasse em polo desta vertente na América Latina?”

Para ele é a característica “ortodoxa” do som composto aqui que faz a diferença.

“Existe uma originalidade diferente, densa, de difícil explicação. Sentimos isso desde sempre, os primeiros shows que eu fui – Beijo AA Força, paz armada e outros – sempre foram um resumo do que eu gostava, além de apontar para novas direções. Eu não organizava o pensamento desse jeito, mas sentia”, explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]