• Carregando...
Obama compra livros com as filhas, em foto de 2014. | Pete Souza/Foto Oficial Casa Branca
Obama compra livros com as filhas, em foto de 2014.| Foto: Pete Souza/Foto Oficial Casa Branca

A Casa Branca divulgou a que tipo de leitura o homem mais poderoso do mundo vai se dedicar durante o verão no hemisfério norte. Barack Obama acaba de se refugiar com a família na ilha de Martha’s Vineyard, em Connecticut, e levou uma mala com boas promessas para seu descanso, que inclui um best-sellers, uma biografia ganhadora do prêmio Pulitzer e sérios candidatos a livro do ano.

Confira a lista abaixo:

“Barbarian Days: A Surfing Life” (sem tradução para o português), de William Finnegan

Nascido e criado no Havaí, Obama não está tão longe assim do universo do livro, que rendeu um Pulitzer na categoria biografia ao jornalista William Finnegan. Repórter do New York Times, Finnegan é especializado em jornalismo internacional e cobriu conflitos diversos, mas, na juventude, correu atrás das melhores ondas. Essa história, ambientada na Califórnia e no próprio Havaí, está no livro.

“The Underground Railroad” (ainda sem tradução para o português), de Colson Whitehead

O autor Colson Whitehead declarou recentemente estar vivendo a melhor semana de sua carreira. Além de Obama, seu mais novo trabalho foi efusivamente indicado por Oprah Winfrey: o livro é o mais novo título selecionado no famoso Clube do Livro da apresentadora. O livro fala sobre uma escrava, Cora, que tenta se livrar dos grilhões em uma fazenda de algodão na Georgia. Os críticos apontam o título como um dos candidatos a livro do ano.

“F de Falcão” (publicado no Brasil pela Editora Intrínseca), de Helen Macdonald

Outra biografia premiada (ganhou o Samuel Johnson, reservado às obras de não ficção no Reino Unido e o Costa Book Award de 2014) retrata o período de luto da escritora Helen Macdonald, que entrou em depressão após a morte do pai e partiu para a Escócia para comprar um falcão, o qual treinou por um ano.

“A Garota no Trem” (publicado no Brasil pela editora Record), de Paula Hawkins

Suspense psicológico, o best-seller ajudou a colocar a escritora britânica entre os autores mais bem pagos do planeta (ficou em primeiro lugar entre os mais vendidos do New York Times por 13 semanas). A versão para o cinema, que tem Emily Blunt no papel principal, estreia em outubro nos Estados Unidos. Conta a história de uma mulher deprimida por conta de seu divórcio que passa a vigiar um casal pela janela, até que testemunha algo estranho.

“Seveneves” (ainda sem tradução para o português), de Neal Stephenson

Bill Gates também recomendou a ficção científica em seu blog, alegando que passou dez anos sem ler nada do gênero até ser convencido por um amigo a dar uma chance a esse romance. Porém, não se sabe se isso influenciou o presidente americano. A história gira em torno de um apocalipse iminente e do plano que a humanidade traça para sobreviver à destruição, via naves espaciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]