• Carregando...
Calero assume pasta vinculada ao MEC | /Reprodução
Calero assume pasta vinculada ao MEC| Foto: /Reprodução

O advogado e diplomata de 33 anos, Marcelo Calero, comandará a secretaria nacional de Cultura, pasta vinculada ao Ministério da Educação. Ele aceitou o convite feito na noite desta terça-feira (17) e, nesta quarta-feira (18), seguiu para Brasília para acertar detalhes do novo cargo. No início da tarde, ele se encontrou com o presidente interino Michel Temer no Palácio Jaburu.

Calero é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tem passagens pela Comissão de Valores Monetários (CVM) e Petrobras. Em 2007, chegou a trabalhar na embaixada do Brasil no México. Na Prefeitura do Rio, trabalhou na Assessoria Internacional e passou pela secretaria municipal de Cultura e a presidência do Comitê Rio450.

Turbulência

O novo secretário da Cultura assume em meio à turbulência no cenário artístico e cultural, após fortes reações contra a extinção do Ministério da Cultura. O cargo se tornou uma das maiores dores de cabeça do governo Temer.

O convite representa um recuo na iniciativa de colocar uma mulher na chefia do órgão. Cinco mulheres teriam negado o cargo: a antropóloga Cláudia Leitão; a consultora de projetos culturais e coordenadora de curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eliane Costa; a atriz Bruna Lombardi; a cantora Daniela Mercury e jornalista Marília Gabriela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]