• Carregando...
O edifício 5Pointz com os grafites, acima, e já pintado de branco | Justin Lane / EFE
O edifício 5Pointz com os grafites, acima, e já pintado de branco| Foto: Justin Lane / EFE
  • Homem observa a fachada do prédio 5 Pointz já com tinta branca sobre os grafites

O espaço em Nova York conhecido como 5 Pointz, espécie de "meca" internacional do grafite, teve suas paredes pintadas de branco da noite para o dia e deve ser demolido em breve. As ordens para apagar os desenhos partiram dos proprietários do prédio de cinco andares.

Localizada no Queens, a 5 Pointz sedia desde 2002 uma seleção de grafite feita por uma curadoria de arte. O lugar é conhecido por atrair fãs de grafite de todo o mundo e era uma vista marcante para os passageiros do metrô de Nova York, enquanto passavam pela vizinhança de Long Island City.

Em agosto, porém, a prefeitura garantiu a Jerry e David Olkoff, donos do prédio, permissão para demoli-lo. A pintura pré-demolição foi criticada por fãs, artistas e voluntários que compareceram ao local hoje. Alguns chegaram a chorar, segundo informa o jornal "The Guardian".

"É super desrespeitoso, porque na 5 Pointz só são feitas pinturas legalizadas", disse a voluntária Rebekah Kennedy ao diário. "Alguém chegar e apagar tudo, isso sim é vandalismo."

Os voluntários estavam tentando arranjar algum modo de preservar a arte, transformando o prédio num ponto turístico.

Segundo o proprietário Jerry Wolkoff disse à emissora NBC, a medida de pintar as paredes foi tomada para evitar a "tortura" de demolir "pedacinho por pedacinho". Ele comparou o ato a forçar uma criança a tomar remédio.

De acordo com ele, um dos prédios que serão construídos no local terá uma parede de 18 metros dedicada ao grafite. Os Wolkoff decidiram acabar com a 5 Pointz em 2010, para criar no lugar dela duas torres residenciais de luxo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]