• Carregando...
Red Hot Chili Peppers lança “The Getaway” no dia 17 de junho. | Steve Keros/Divulgação
Red Hot Chili Peppers lança “The Getaway” no dia 17 de junho.| Foto: Steve Keros/Divulgação

A primeira metade de 2016 foi movimentada. Mal o ano começou e David Bowie, cujos trabalhos já são normalmente cercados de atenção, lançou um discaço e morreu dois dias depois. Outros nomes que costumam criar foco com seus trabalhos lançaram novos álbuns – os astros pop Rihanna, Kanye West e Beyoncé; a banda Radiohead, que não lançava um álbum desde 2011.

No Brasil, enquanto produtos como o disco mais recente da dupla Jorge & Matheus foram sucesso de vendas, artistas respeitados pela crítica e cultuados por públicos menores também colocaram novos trabalhos na roda: Céu foi incensada pela imprensa daqui e de fora com o disco “Tropix”; a cultuada banda gaúcha DeFalla lançou “Monstro” depois de reunir os membros de sua formação mais famosa. Também teve disco novo do Ed Motta (“Perpetual Gateways”), uma coletânea de achados de Marisa Monte (“Coleção”) e bons trabalhos de artistas que muita gente ainda desconhece, mas devia conhecer – como o novo disco do coletivo paulistano Metá Metá.

O restante do ano promete mais coisas de artistas grandes da música internacional e novos trabalhos de gente que não costuma decepcionar por aqui. Nem todas as promessas (ou boatos) se cumprem, e volta e meia algum disco aparece de surpresa. Alguns artistas, no entanto, não devem ser perdidos de vista nos próximos meses:

Red Hot Chili Peppers – “The Getaway”

“The Getaway” já está pintando. A data de lançamento oficial é 17 de junho. Além de ser uma das bandas mais amadas do planeta, lá se vão cinco anos desde o último disco de inéditas do Red Hot Chili Peppers, “I’m With You” (2011). O novo disco está sendo produzido por Danger Mouse e também tem um dedo do respeitado produtor Nigel Godrich, produtor dos álbuns do Radiohead. Já é possível ouvir os primeiros singles do álbum – “Dark Necessities”, a faixa-título e “We Turn Red”.

Divulgação

Karol Conka

O segundo disco da rapper curitibana era esperado para 2015. Depois, para o começo de 2016. No Facebook, ela responde aos fãs ansiosos que trabalho está quase chegando. O motivo da agonia é que a artista, que continua em alta, já lançou novos singles potentes e já mandou bem no disco de estreia – “Batuk Freak”, de 2013, foi sucesso de crítica com uma alquimia que misturou pop, hip-hop e música brasileira. O novo, produzido por Zegon (do Tropkillaz, com quem ela lançou o single “Tombei”), promete ser mais pesado.

Frank Ocean

O primeiro álbum de estúdio do artista norte-americano de hip-hop e R&B, “Channel Orange”, foi um dos mais elogiados – e de fato um dos mais legais – de 2012. Isso e o fato de Frank Ocean ter dito já em 2014 que o trabalho seguinte já estava nos finalmentes faz com que ele venha sendo um dos artistas mais cobrados por um disco novo nos últimos tempos. Para completar, quem já ouviu o trabalho – entre eles está James Blake – diz que é extraordinário. Os boatos de que o disco vai sair a qualquer momento estão ficando mais quentes.

Jamie Hewlett/Divulgação

Gorillaz

Damon Albarn disse à revista NME, em julho de 2015, que começaria a trabalhar em um novo álbum da banda virtual já em setembro daquele ano. Em abril, ele e Jamie Hewlett começaram a soltar imagens de trabalhos em estúdio, revelando colaboradores como Liam Bailey. Hewlett também divulgou algumas artes novas. Fora isso, pouco se sabe a respeito do que esperar do novo álbum – em entrevistas, Albarn não revela muito sobre como o trabalho vai soar.

Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

Nando Reis

O novo disco do cantor e compositor de alguns dos maiores hits do pop-rock nacional já é notável pela participações: conforme Nando Reis contou à revista “Rolling Stone”, em maio, o álbum terá colaborações de Peter Buck, ex-guitarrista do R.E.M., que já havia participado de um disco seu em 2000; de Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam; dos ex-Titãs Paulo Miklos, Sérgio Britto, Branco Mello e Arnaldo Antunes; e das cantoras Luiza Possi, Pitty e Tulipa Ruiz.

André Durão/AFP

Metallica

Depois de oito anos sem lançar material novo, a banda Metallica deve lançar seu décimo disco ainda em 2016. O trabalho está sendo produzido por Greg Fidelman, que mixou o último trabalho do grupo, “Death Magnetic” (2008) – considerado um retorno da banda ao thrash metal, trilha que o novo trabalho deve continuar seguindo, para a alegria dos fãs. O baterista Lars Ulrich disse que o álbum só não sai em 2016 por alguma “razão cósmica”.

Lady Gaga

A artista havia anunciado durante o Globo de Ouro, em janeiro, que o sucessor de “Art Pop” sairia já em 2016. O trabalho está sendo produzido pelo produtor Mark Ronson, que antecipou ao jornalista Charlie Rose que o disco da diva pop teria um approach mais “analógico”. Mas Elton John deixou escapar que o disco pode sair só no começo do ano que vem, conforme revelou ao site da NME. O cantor contou em seu programa de rádio na Apple Music que ouviu “duas ou três” canções do novo trabalho. Disse que as achou brilhantes e que os fãs ficarão felizes em ouvi-las até o fim deste ano – “ou no começo do próximo”.

Danny North/Divulgação

U2. “Songs of Experience”.

Em março, The Edge disse à ‘Rolling Stone” que a banda ainda estava começando a escolher o material para o disco novo, mas não fez promessas quanto à data e deu a entender que a banda não está com pressa – embora o U2 tenha dito no fim de 2015 que o plano era lançar o sucessor de “Songs of Innocence” em 2016. Com ou sem disco novo, os fãs podem saciar o desejo por mais produtos da banda com o DVD “Innocence Experience Live In Paris”, que será lançado no Brasil pela Universal Music.

The Rolling Stones

Sem lançar nenhum álbum de material novo desde “A Bigger Bang”, em 2005, a banda britânica The Rolling Stones voltou aos estúdios no primeiro semestre para gravar algumas originais e vários covers de mestres do blues como Howlin’ Wolf e Little Walter, revelaram os guitarristas Ronnie Wood e Keith Richards à rádio BBC, em abril.

Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

Katy Perry

Uma das artistas pop mais bem-sucedidas de sua geração, Katy Perry está trabalhando em um novo álbum. Ela já disse que sairá em uma nova turnê em 2017 – mas não confirmou se um novo trabalho, cuja direção musical ainda é mistério, sai até o final do ano, conforme um empresário havia previsto em 2015. Em uma entrevista recente ao “The New York Times” em fevereiro, a cantora disse que não pretendia correr, o que sugere que o novo trabalho ainda pode demorar um pouco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]