• Carregando...
Pina Pausch foi uma das pioneiras da chamada dança-teatro | Barbaba Sax/AFP
Pina Pausch foi uma das pioneiras da chamada dança-teatro| Foto: Barbaba Sax/AFP

São Paulo - A bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch morreu ontem aos 68 anos. O fato foi revelado por uma porta-voz da Ópera de Wuppertal (na região da Renânia do Norte-Vestfália), onde ela era coreógrafa residente. A artista é considerada uma das figuras fundamentais da dança no século 20, influenciando mais de três gerações de coreógrafos.

Considerada uma das peças-chave na consolidação da chamada dança-teatro, Pina tinha uma maneira de conceber o espetáculo como uma ótica completa, aberta e não-linear, tendo passado pela Julliard School, renomada escola de artes cênicas e música de Nova Iorque, tendo sido a primeira bailarina alemã a conseguir uma bolsa para estudar na instituição norte-americana.

Contratada pelo Teatro de Ópera de Wuppertal em 1973, Pina deu início a um ciclo de "óperas dançadas’’: Ifigênia em Tauris (1974), Orfeu e Eurídice (1975) e Barba-azul (1977)

Em 1978, Pina produziu obra inspirada em Macbeth, de Shakespeare, e elaborou um método: criou uma peça a partir de perguntas. A peça se chama Er nimnt sie an der Hand und führt sie in das Schloss, die anderen folgen (ele a levou pela mão ao castelo, os outros os seguiram) No mesmo ano, criou outra obra-prima, o espetáculo Café Müller , que mostra uma competição entre três coreógrafos, usando o mesmo cenário.

Brasil

Em 1980, Pina conheceu Chile, Argentina e Brasil, para onde voltaria mais cinco vezes, a última em 2006. Desenvolveu um novo método: abordar a cultura local em seus espetáculos.

Bandoneon (1980) trata do tango argentino, enquanto Nelken (1982) aborda ditaduras latino-americanas Outros locais foram homenageados: o estado da Califórnia, em Only You (1996), Hong Kong, em O Limpador de Janelas (1997), e Brasil, com Água (2001).

Em 2001, recriou a peça Kontakthof (1978), primeiro só com pessoas acima de 65 anos e, no ano passado, só com adolescentes

Após ter sido uma das atrizes de E la Nave Va (1983), de Federico Fellini, dirigiu seu próprio filme, O Lamento da Imperatriz (1990), uma colagem de cenas dançadas na cidade de Wuppertal. Duas peças suas, Café Müller e Mazurca Fogo , aparecem no longa-metragem Fale com Ela (2002), de Pedro Almodóvar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]