• Carregando...
Audrey Tautou e Tom Hanks em cena de "O Código da Vinci" | Divulgação/Sony Pictures Entertainment
Audrey Tautou e Tom Hanks em cena de "O Código da Vinci"| Foto: Divulgação/Sony Pictures Entertainment

O ídolo literário americano Kurt Vonnegut, conhecido principalmente por clássicos como "Matadouro 5" e "Cama de Gato", morreu na noite de terça-feira em Manhattan, aos 84 anos de idade, divulgou o The New York Times na quarta-feira.

Um amigo de longa data da família de Vonnegut, Morgan Entrekin, que anunciou a morte do escritor, disse que ele sofreu danos cerebrais em consequência de uma queda sofrida algumas semanas atrás.

Nascido em Indianápolis em 1922, Vonnegut também escreveu peças, ensaios e contos. Mas seus romances - 14 ao todo - se tornaram clássicos da contracultura americana. Ele foi um ídolo literário, principalmente para estudantes dos anos 1960 e 1970, disse o New York Times.

O momento que definiu a vida de Vonnegut foi o bombardeio de Dresden, na Alemanha, pelas Forças Aliadas em 1945, acontecimento ao qual ele assistiu na condição de prisioneiro de guerra.

O bombardeio de Dresden formou a base de "Matadouro 5", que foi publicado em 1969 contra o pano de fundo da guerra do Vietnã, dos distúrbios raciais e da agitação cultural e social dessa época.

Vonnegut virou herói cult quando o romance chegou ao primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos, disse o artigo, acrescentando que algumas escolas e bibliotecas proibiram o livro em função de seu conteúdo sexual, linguagem chula e descrições de violência.

Depois da publicação de "Matadouro 5", Kurt Vonnegut mergulhou numa depressão profunda e prometeu nunca mais escrever outro romance. Em 1984, ele teria tentado suicidar-se com álcool e soníferos.

Seus livros eram um misto de ficção e autobiografia, tendendo a empregar parágrafos de uma sentença, pontos de exclamação e muitos itálicos.

Alguns críticos disseram que Vonnegut tinha criado um novo tipo literário; outros o acusavam de repetir-se, reciclando temas e personagens. De acordo com o NYT, alguns leitores achavam suas obras incoerentes.

"Cama de Gato" ("Cat's Cradle") foi publicado em 1963 e, embora inicialmente tivesse vendido apenas cerca de 500 cópias, hoje é largamente lido em aulas de inglês do segundo grau, disse o jornal.

O último livro de Vonnegut, lançado em 2005, foi "Um Homem Sem Pátria", uma coletânea de ensaios biográficos. Também esse livro se tornou um best-seller.

Sua primeira peça, "Happy Birthday, Wanda June", estreou fora da Broadway em 1970, com recepção mista da crítica. Mais ou menos nessa mesma época Vonnegut separou-se de sua primeira mulher, Jane.

Descendente de quarta geração de imigrantes alemães, Vonnegut deixa sua esposa, a fotógrafa Jill Krementz, a filha deles e seis outros filhos, disse o New York Times.

Seus livros publicados em português incluem "Matadouro Cinco," "Time Quake", "Hocus Pocus", "Um Homem Sem Pátria" e "Destinos Piores que a Morte".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]