• Carregando...
Elgson Ribeiro Gomes é considerado um dos ícones da arquitetura moderna e assina prédios emblemáticos na paisagem de Curitiba | Reprodução / Linhas de Paisagem
Elgson Ribeiro Gomes é considerado um dos ícones da arquitetura moderna e assina prédios emblemáticos na paisagem de Curitiba| Foto: Reprodução / Linhas de Paisagem

Casos e causos homenageou história de arquiteto

Em dezembro de 2013, a RPC-TV, emissora filiada à Rede Globo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), exibiu o curta-metragem "Linhas de Paisagem". O filme conta a história de Elgson Ribeiro Gomes e está disponível gratuitamente para ser assistido on-line.

Para ver o filme, clique aqui.

Morreu nesta sexta-feira (28), aos 91 anos, o arquiteto Elgson Ribeiro Gomes, um dos mais importantes nomes da área na história de Curitiba. Considerado um dos ícones da arquitetura moderna, assina prédios emblemáticos que fazem parte da paisagem da capital paranaense. O arquiteto foi velado no Cemitério Parque Iguaçu e sepultado no mesmo local às 16 horas deste sábado (29).

Entre as principais obras do mestre estão o Edifício Souza Naves (1953), na esquina da Rua Cândido Lopes com a Rua Desembargador Ermelino de Leão; o Edifício Itália, no cruzamento da Rua Fernando Moreira com a Rua Visconde de Nacar; e o Edifício Provedor André de Barros, na Travessa Jesuíno Marcondes, de frente para a Praça Osório. Os três ficam no Centro da capital.

Há ainda outros 20 edifícios famosos assinados por Gomes. Entre eles o Edifício Barão do Cerro Azul, na Rua João Moreira Garcez; o Edifício Veneza, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti; o Edifício Alvorada, na Rua Mariano Torres; o Edifício Banrisul, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca; o Edifício Jayme Canet, na Rua Voluntários da Pátria; e o Edifício Colombo, na Rua Saldanha Marinho.

Gomes nasceu em Florianópolis, no dia 16 de novembro de 1922 e se mudou com os pais para Curitiba para poder estudar. Formou-se engenheiro civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1940 e depois também cursou arquitetura na Faculdade de Arquitetura Mackenzie. Além disso, o arquiteto foi professor da UFPR, local no qual participou da formação de inúmeras gerações de arquitetos do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]