• Carregando...
Artista plástica Paola De Ramos, formada pela Slade School of Fine Art, de Londres, lançou uma pergunta para os amigos, também artistas: “O que é lar?”. | Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
Artista plástica Paola De Ramos, formada pela Slade School of Fine Art, de Londres, lançou uma pergunta para os amigos, também artistas: “O que é lar?”.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
visuais
Lar/Home

Para participar da exposição, que acontece no sábado (28) e domingo (1º), é necessário agendar a visita por e-mail: contact@paoladeramos.com. O endereço do local, na Vila Izabel, será enviado após confirmação. Os ingressos custam R$ 5, mais um quilo de alimento (que será doado para uma instituição de caridade).

Em sua temporada de sete anos em Londres, a artista Paola De Ramos tinha como tema recorrente entre seus amigos a indagação sobre o que é ser estrangeiro, e a falta da casa.

A pergunta: “O que é lar?” foi feita há pouco mais de seis meses para um grupo de 40 artistas, que realizaram obras especificamente para a exposição Lar/Home, que acontece neste sábado (28) e domingo (1.º) em Curitiba.

O local de exibição é, justamente, a casa de Paola, na Vila Izabel – ela até “expulsou” a mãe e a avó por alguns dias para dar espaço ao projeto.

“Eu e meus amigos conversávamos muito sobre estar fora de casa, e a maioria dos meus temas é o lar, o deslocamento. Então, fui atrás de todos os amigos que são artistas e fazem parte da minha vida”, diz a artista, formada pela Slade School of Fine Art.

A ideia é autônoma, feita sem nenhum apoio financeiro. “A colaboração de todos foi muito divertida e emocionante”, diz Paola, que conseguiu respostas diversas para a indagação que lançou aos artistas.

Surgiram várias leituras: alguns artistas consideram lar o corpo, a mente. Outros, o relacionaram diretamente com conforto.

Na mostra, o visitante poderá percorrer todos os cômodos da casa, que estarão tomados por arte: terá instalação no banheiro, vídeos em um dos quartos, pinturas na cozinha, e assim por diante. A visita, feita em grupos de 15 pessoas (que devem reservar um horário via e-mail – confira no serviço), dura 1 hora e 30 minutos.

Paola também organizou um almoço no domingo (já esgotado), com um grupo de oito pessoas, que vai conversar com a artista e a sua mãe para saber como foi a experiência de ceder a casa para o projeto.

Entre os 40 artistas selecionados, 10 são curitibanos ou vivem e trabalham aqui, como o artista e estilista Alexandre Linhares, idealizador da marca Heroína. Alexandre, que deve lançar uma nova coleção em abril (leia mais ao lado), fará uma ação performática no sábado, por volta das 16 horas, intitulada Somos Todos Estrangeiros Debaixo da Carcaça, que discute a relação de acolhimento e repulsa pelo diferente.

Além da diversidade de trabalhos, a ideia de Lar/Home, segundo Paola, é aproximar o público que se sente acuado ao visitar uma galeria ou um museu, e enxerga o artista como alguém “distante.” “É um convite para ter mais contato com a arte, e se sentir à vontade”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]