• Carregando...
“Alemanha, Ano Zero” (1948) abre a programação. | Divulgação
“Alemanha, Ano Zero” (1948) abre a programação.| Foto: Divulgação

O Cineclube da Cinemateca, promovido pelo Coletivo Atalante, promove uma pequena maratona de filmes de Roberto Rossellini (1906-1977) no mês de outubro. Serão quatro filmes, exibidos sempre aos sábados, às 14 horas, com entrada gratuita.

“Alemanha, Ano Zero” (1948) é o longa de abertura, exibido no próximo sábado (3). A história é a de Edmund (Edmund Moeschke), garoto de uma família pobre que trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matá-lo.

Com uma direção inconfundível, Rossellini mostra de maneira simples e naturalista a Itália de seu tempo. O cineasta teve um olhar crítico sobre o fascismo italiano, e também tratou da Segunda Guerra Mundial em sua Trilogia da Guerra. Também realizou filmes coletivos com Fellinni, Godard e Pasolini.

Os outros filmes exibidos serão “Viagem à Itália” (1954), “Índia - Matri Bhumi” (1959) e “Sócrates” (1971).

Serviço

Mostra Rossellini. Dias 3, 10, 17 e 31 de outubro. Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174). Sessões às 14 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]