• Carregando...
Imagens abstratas foram feitas pela fotógrafa Michelle Serena para vencer seu medo de carros e estradas | Michelle Serena/Divulgação
Imagens abstratas foram feitas pela fotógrafa Michelle Serena para vencer seu medo de carros e estradas| Foto: Michelle Serena/Divulgação

O Museu da Fotografia de Curitiba inaugura amanhã duas novas exposições: O Instante Contínuo, de Michelle Serena, às 15 horas, e Personalidades – Questão de Atitude, com 12 retratos em preto e branco de Ricardo Akam, às 19 horas. A entrada é gratuita.

As 18 imagens abstratas de Michelle, que também é professora de fotografia na Escola Portfólio, surgiram para enfrentar um medo: de carros e estradas. Com um trabalho em que usa a fotografia como elemento terapêutico, ela mesma aplicou a técnica que ensina no seu cotidiano para vencer o pavor. Por isso, fotografava com o carro em movimento, durante viagens para Santa Catarina e Cerro Azul, na região metropolitana de Curitiba. "Foi algo que partiu do medo e acabou se tornando um trabalho maior do que simplesmente usar a fotografia para não prestar atenção na viagem."

O resultado, conta Michel­­­le, são imagens que parecem pinturas impressionistas, e que foram impressas em um papel especial (que lembra a textura de um plástico) para gerar maior contraste de cores. "Nas imagens, conseguimos ver mais do que enxergamos no dia a dia", reflete a fotógrafa.

Já Ricardo Karam, que atua na área publicitária, buscou a naturalidade para os 12 retratos em preto e branco que estarão na exposição. "Nesses quase 25 anos de fotografia, a gente acaba intervindo na pessoa fotografada. Dessa vez, quis algo totalmente diferente." Os visitantes não encontrarão fotos de pessoas superproduzidas, a não ser que ela se comporte desta forma sempre. "Fiz as fotos tentando captar a alma da pessoa", diz.

Gravuras

No Museu da Gravura de Curitiba, que fica no mesmo endereço, duas exposições terminam no domingo: uma individual da artista Cyntia Werner, e uma reunião de obras do acervo municipal, que traz trabalhos de artistas como Andy Warhol e Cildo Meirelles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]