• Carregando...
Participantes do núcleo de ópera durante ensaio no  Solar do Barão | Bruno Matos/Gazeta do Povo
Participantes do núcleo de ópera durante ensaio no Solar do Barão| Foto: Bruno Matos/Gazeta do Povo

Curitiba vai ganhar ares de Sevilha nesta quarta-feira (26). Isso porque o Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba, que reúne cantores profissionais e amadores, prepara o espetáculo “Uma Noite Com Fígaro”, que vai ganhar o palco da Capela Santa Maria a partir das 20 horas.

O projeto, viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba, faz parte da série “Cidadão Cantante” e visa aproximar a música erudita da comunidade. O músico e coordenador do projeto, Ivan Moraes, lembra que “a música erudita está mais perto das pessoas do que se imagina, uma vez que a matéria-prima são as emoções e essas são universais. A música precisa ser sentida antes de ser explicada.”

É com esse estímulo que os 32 participantes do núcleo tomam contato com algumas das obras mais relevantes do repertório operístico mundial. Tendo como ponto de partida a obra “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, de 1816 – que, por sua vez, é baseada na primeira parte da “trilogia de Fígaro”, do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais – o espetáculo passa ainda por “As Bodas de Fígaro”, composta por Mozart, além de árias de “Romeu e Julieta” e “La Boheme”, entre outras.

Mais do que intimidar os participantes, a complexidade das obras escolhidas garante maior empenho nas oficinas e palestras preparatórias oferecidas dentro do projeto. De forma voluntária, profissionais de áreas como canto, regência e história da música trabalham o repertório dos artistas cidadãos.

Uma Noite com Fígaro

Quarta-feira (26), 20h na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia).

A soprano Andréia Teixeira se considera transformada pelo projeto. Segundo ela, sua “consciência musical mudou muito. Apesar da vivência com a música gospel, consegui entender melhor minha forma de cantar e identificar os erros e acertos para o aprimoramento, abrindo os horizontes da voz, do corpo, da alma, em tudo o que envolve a musicalidade”, pondera.

Para identificar e valorizar a pluralidade desses horizontes musicais, Ivan Moraes já prepara outros espetáculos que privilegiem diferentes gêneros: “A ópera e o rock andam muito próximos. Aqui mesmo temos 80% de roqueiros na turma. O professor tem de entender esse potencial e oferecer a técnica para que eles possam usá-lo de maneira inovadora, tornando-se também um transformador, propagando para os diferentes estilos os mesmos valores humanísticos da música”, conclui.

Confira trechos do ensaio de “Uma Noite com Fígaro”

Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba ensaia "Uma Noite com Fígaro"

Projeto reúne profissionais e amadores atraídos pelo canto lírico

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]