Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lançamento

Com novo single, Lady Gaga tenta voltar a ser relevante. Ouça

Após dois anos cantando jazz da velha escola, cantora americana lançou a primeira faixa de seu novo disco nesta sexta-feira (9)

 | /
(Foto: /)

Lady Gaga lançou o primeiro single de seu novo disco nesta sexta-feira (9). Produzido em parceria com os experientes Mark Ronson, BloodPop e Kevin Parker (do Tame Impala), “Perfect Illusion” foi feito sob medida para emplacar.

É um disco-rock com vocação para pista e refrão de arena insistente, com uma interpretação expressiva da cantora – segundo a produção, sem uso de retoques no estúdio.

Além do trio, Gaga contou com a participação do guitarrista Josh Homme, do Queens of the Stone Age. A aposta em um som mais cru deve ser uma das características do quinto disco da artista, conforme Ronson já havia adiantado no início do ano. O álbum está previsto para sair ainda em 2016.

Ouça a faixa:

Volta

Muito aguardado pelos fãs de Gaga, o lançamento tem a missão de recuperar a relevância da artista. A cantora passou os últimos três anos conduzindo seu trabalho de forma discreta se comparada com os primeiros anos de sucesso, a partir de 2008.

Gaga ficou famosa com uma estética visual provocadora e obscura, que incluía o uso de elementos extravagantes, às vezes bizarros, e se tornou uma figura central da música pop nos anos seguintes.

Mas seu último álbum solo – “Artpop” (2013) – não foi tão bem. Gaga investiu em um disco de standards de jazz com Tony Bennett, “Cheek to Cheek”(2014), e vinha tocando este trabalho desde 2014, com eventuais projetos paralelos – como sua premiada participação na série de TV “American Horror Story”, em 2015, que lhe valeu um Globo de Ouro de melhor atriz.

Aliás, “Perfect Illusion” vem embalado por aparições significativas da cantora este ano, como a irretocável interpretação do hino americano no Super Bowl e o elogiado tributo a David Bowie na cerimônia do Grammy, além de sua indicação ao Oscar de Melhor Canção por “Till It Happens to You” (feita para o documentário “The Hunting Ground”, de 2015).

“Ilusão”

Lady Gaga sugeriu que “Perfect Illusion” (“ilusão perfeita”, em inglês) é um comentário sobre a auto-imagem artificial criada pelas pessoas nas mídias sociais – embora o discurso de desilusão também venha sendo relacionado ao término recente do relacionamento da artista. “Acho que as pessoas estão sendo pressionadas a continuar com esta ilusão pessoal constante em suas vidas”, disse a cantora à BBC, na sexta-feira (9). A música seria uma contestação disso. “É sobre querer que as pessoas restabeleçam a conexão humana”, explicou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.