• Carregando...
Integrantes da Nenê de Vila Matilde estiveram em Curitiba para divulgar o desfile. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Integrantes da Nenê de Vila Matilde estiveram em Curitiba para divulgar o desfile.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A Ópera de Arame com o teto aberto, por onde surge um casal de passistas, e a estrutura metálica do Jardim Botânico serão as alegorias principais do desfile escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde no carnaval de 2017. A tradicional escola azul e branca da zona leste da capital de São Paulo vai homenagear a cidade de Curitiba no enredo de seu desfile.

Na última segunda-feira (24), um grupo de integrantes da escola, que incluiu passistas, o casal de mestre-sala e porta bandeira, o intérprete Agnaldo Amaral e o carnavalesco Alex Fão estiveram em Curitiba para mostrar alguns detalhes do desfile marcado o dia 25 de fevereiro.

O carnavalesco mostrou o enredo dividido em cinco partes batizado de “Coré Etuba — A Ópera de todos os povos... Terra de todas as gentes... Curitiba de todos os sonhos !

Com cinco carros alegóricos, a escola fundada em 1949 e que já venceu onze vezes o carnaval paulistano vai mostrar na avenida vários estágios da formação étnica e histórica da cidade.

Começa pela formação lendária pelo cacique indígena Tindiquera, que vai servir para Fão compor o cenário natural curitibano com alegorias e fantasias que remetem às azaleias, araucárias e ipês.

Em seguida, o enredo dá ênfase à mal contada história da presença dos negros na formação de Curitiba. “Esta é uma parte fundamental do enredo. Quero mostrar os negros africanos como os reis e guerreiras que eram em seus países de origem, o que lhes foi negado aqui”, diz o carnavalesco.

Ele conta que foi com esta parte do enredo que ganhou a comunidade da Nenê. “Muita gente não conhecia esta faceta de Curitiba e vai ser bonito apresentá-la ao Brasil”.

A maior parte das fantasias que serão usadas no desfile já estão prontas.

O enredo segue mostrando a diversidade étnica e as soluções de arquitetura e urbanismo que deram a Curitiba o status de cidade modelo.

Há também um destaque para a produção cultural e artística curitibana em alas e carros que mostram alguns artistas locais de destaque.

“Teremos a fachada do Teatro Guaíra, os painéis de Poty Lazarotto e a poesia de Paulo Leminski. Vamos convidar Waltel Branco e vários artistas que fazem Curitiba ser famosa por sua produção cultural”, diz Alex Fão.

Alguns atores curitibanos como Alexandre Nero e Fabíula Nascimento estão entre os convidados da escola para o desfile.

Patrocínio

O desfile da Nenê de Vila Matilde vai custar cerca de R$ 5 milhões e tem a a empresa férrea Serra Verde Express como principal patrocinadora. Segundo o diretor de marketing da escola, Renato Gameleira, Curitiba foi escolhida por ter uma identidade parecida com a da agremiação.

“A cidade tem orgulho de sua imagem perante o Brasil e a Nenê de Vila Matilde tem o mesmo orgulho de São Paulo, em função da tradição e do trabalho social que a escola desenvolve”.

Gamelera disse que parte do projeto é mostrar para os empresários que o carnaval aqui pode ser um bom negócio que gera empregos.

“O carnaval movimenta a economia de São Paulo, atinge direta ou indiretamente 300 mil pessoas e gera cerca de R$ 650 milhões para a cidade”.

Pré-carnaval antecipa desfile na Pedreira

Um evento de pré-carnaval na Pedreira Paulo Leminski e na Ópera de Arame no dia 24 de novembro vai antecipar em Curitiba o desfile da Nenê de Vila Matilde em homenagem à cidade.

Na festa, cerca de 100 integrantes da escola paulistana e convidados das escolas do grupo especial de Curitiba Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Os Internautas e Império Real de Colombo darão uma mostra de como será o desfile azul e branco no sambódromo de São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]