• Carregando...
Depois de uma década, Fernanda Abreu retoma produções originais | /Divulgação
Depois de uma década, Fernanda Abreu retoma produções originais| Foto: /Divulgação

Símbolo do pop carioca, Fernanda Abreu volta à cena musical depois de um hiato de 10 anos. O longo tempo que ficou sem produções autorias, devido aos problemas pessoais que enfrentou, pode ser recompensado agora com uma avalanche de novos projetos já engatilhados, como contou Fernanda à Gazeta do Povo.

No final de maio ela lançou “Amor Geral”, um álbum de 10 músicas dançantes bem no estilo da pop funk carioca. Mas para “reconquistar a geração que ficou sem ouvir Fernanda Abreu” ela conta que vai se lançar em turnê nacional no segundo semestre, além de estar em produção de mais dois CD’s e um compilado online de sua trajetória musical.

A artista ficou “parada” por razões pessoais e problemas no mercado de discos. A doença da mãe, a depressão do pai e o divórcio de um casamento de quase 30 anos aliados à mudança abrupta do mercado fonográfico, foram as razões pelas quais Fernanda esteve distante dos palcos — com produções próprias — por uma década. Nesse período realizou projetos menores com participações pontuais trabalhos de outros cantores. Fernanda participou de “Elas Cantam Roberto Carlos” (2009), “Baile do Simonal” (2009) e “Um Barzinho, um Violão” (2015).

Recomeço

Há dois anos, estimulada pelo atual namorado Tuto Ferraz, começou a escrever as canções que expressam sua superação, suas relações e até, em determinadas canções, se tornam homenagens aos seus amores. O novo disco “Amor Geral” é considerado o “trabalho mais pessoal” pela cantora. O álbum tem música para a mãe (Antídoto), para o namorado (Valsa do Desejo) e até para o ex-marido (O Que Ficou).

Fernanda Abreu resgata inventividade pop em ‘Amor Geral’

As ótimas faixas do disco formam um jorro sonoro intenso. É difícil encontrar defeitos em ‘Amor Geral’

Leia a matéria completa

Mesmo com hiato na carreira, o novo álbum conserva a mesma linguagem de “música pop dançante brasileira” — como ela define — feita antes, confirmando que a “pausa” não diz respeito à produção musical da carioca, somente aos problemas familiares que passou. “Em ‘Amor Geral’ eu achei fundamental retomar a minha linguagem dentro do estúdio e manter a minha personalidade e minha essência”, conta.

O lançamento do novo disco é o restart da cantora que pretende concluir mais dois projetos ainda este ano. Junto à turnê de “Amor Geral”, que passará por Curitiba (agenda ainda não disponível), Fernanda quer lançar um compilado de seu trabalho nesses 10 anos em que ficou parada (com músicas de Chico Buarque a Michel Jackson) e um catálogo digital com todos os álbuns da carreira.

Samba

Para um futuro próximo, vai produzir um especial de samba — que há tempos vem sendo solicitado pelos fãs. Ela atribui esses pedidos à proximidade que tem com o ritmo essencialmente carioca, “eu tenho uma relação muito orgânica com o samba desde criança e volta e meia participo de produção do gênero com Mart’nália e Arlindo Cruz”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]