• Carregando...
Marília Mendonça faz entre 20 e 30 shows por mês e chegou a cancelar uma apresentação | Divulgação/
Marília Mendonça faz entre 20 e 30 shows por mês e chegou a cancelar uma apresentação| Foto: Divulgação/

Foi um susto. No dia 21 de agosto, a cantora Lexa conversava com fãs, após uma apresentação na cidade mineira de Recreio. Depois de atender cerca de 200 pessoas, ela desmaiou no camarim. Retirada por seguranças, a artista foi levada a um pronto-socorro. O diagnóstico: exaustão.

“O lugar onde eu estava era muito abafado. Eu tive uma queda de pressão e precisei ser retirada de lá. Foi apenas cansaço, mas cheguei ao meu limite”, relembra Lexa.

Ela afirma que, depois do ocorrido, não mudou a sua rotina. “Busquei me recuperar até ficar com a saúde em ordem, mas em seguida voltei à correria normal do dia a dia.”

O episódio mostra um lado que nem sempre chega ao conhecimento dos fãs: os cansaços físico e mental aos quais os artistas estão expostos.

A sertaneja Marília Mendonça, uma das cantoras que mais fazem shows atualmente (entre 20 e 30 por mês), precisou cancelar, de última hora, um espetáculo em Floriano (PI), em julho. A primeira suspeita foi de pneumonia, mas o real problema era um início de estafa mental. O fato gerou uma confusão com o público, e a bilheteria de onde aconteceria o espetáculo foi queimada.

“Eu jamais deixaria o meu público na mão se não fosse algo sério. Foi horrível. Desde então, eu priorizo minha saúde, pois não quero deixar de estar com pessoas queridas”, conta Marília. Ela afirma que, em dias de show, busca não marcar outro compromisso, usando o resto de tempo para relaxar.

Os problemas psicológicos podem surgir de diversas formas. O cantor Lucas Lucco teve depressão, síndrome do pânico e, em determinados momentos, não conseguia sair de casa para fazer os seus shows.

Outro cantor de sucesso, Gusttavo Lima também teve depressão. O excesso de shows e a morte da irmã Luciana, em 2012, fizeram com que ele dissesse, em uma apresentação, que iria desistir da carreira.

“O modo como as pessoas vivem, com uma série de pressões, pode levar a um problema psicológico. Mas, com tratamento correto, isso pode ser resolvido”, diz a psicóloga Maria Andrade.

Hoje bem, Lima quer deixar doenças para trás.

Especialistas

Cansaço, vontade de não fazer nada e sensação de ser incapaz de produzir. O profissional que sente isso pode estar sofrendo de síndrome de “burnout”, problema psicológico gerado pelo excesso de tarefas.

“Todo o mundo precisa de repouso, por mais que goste de sua profissão. É comum chegar a notícia de que um artista faz 30 shows em um mês, às vezes três apresentações em um mesmo dia, em lugares diferentes. O corpo não aguenta”, avalia o psiquiatra Mario Louzã.

A psicóloga Maria Vieira Andrade ressalta que a repetição desse desgaste físico pode gerar problemas mentais. “A sucessão desses episódios desequilibra os hormônios cerebrais e, em casos mais severos, isso pode levar à depressão e à síndrome do pânico”, alerta Maria, citando doenças que podem afetar a capacidade de uma pessoa de realizar suas atividades.

Quem chega a esse estágio deve procurar uma ajuda médica. “Remédio e psicoterapia podem levar os neurotransmissores aos seus níveis normais”, explica a psicóloga.

O psiquiatra Mario Louzã afirma que o recomendável é balancear a agenda para haver tempo de se divertir e escapar dos estresses profissionais. “O convívio com a família e com amigos, além de dar importância ao lazer, proporciona relaxamento a qualquer profissional”, fala Louzã.

50 quilos a mais

Não são apenas os artistas em começo de carreira que passam por problemas por conta da agenda apertada. Vocalista do grupo Sensação, o cantor Marquynhos Sensação conta que, com o modo de vida artístico, não conseguia controlar a alimentação. “Cantores têm horários loucos. Não conseguia comer direito e, de 80 kg, passei a pesar 130 kg.” Com isso, ele passou a se sentir mais cansado. No ano passado, Marquynhos entrou em um reality show da Record e hoje pesa 100 kg.

O sertanejo Matogrosso, que faz dupla com Mathias, também reclama do estresse. Atualmente em turnê com o DVD de 40 anos da dupla, ele tem sentido os efeitos dos shows. “Estou com dificuldade para dormir, para repousar e tenho tido crises de ansiedade”, afirma.

Excesso

Duas pessoas com conhecimento do meio musical explicam como a vida de um cantor pode ser prejudicada pelo excesso de atividades.

“Antes, o cantor ganhava dinheiro com shows, direitos autorais e venda de discos. Como os dois últimos segmentos enfraqueceram, os artistas entraram no ramo administrativo também. E conciliar essas funções cansa uma estrela. Antes, isso não acontecia com frequência”, conta o ex-produtor musical Marco Camargo. Também produtor, Arnaldo Saccomani critica o modo como os cantores são tratados. “Eles têm de cuidar da saúde também. Não adianta tentar fazer o máximo de shows no auge da carreira”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]