• Carregando...
Led Zepellin: só restavam registros caseiros de faixa gravada em 1969 | /Reprodução
Led Zepellin: só restavam registros caseiros de faixa gravada em 1969| Foto: /Reprodução

Lançadas em 1997, as gravações do Led Zeppelin na rádio britânica BBC são consideradas essenciais pelos conhecedores do grupo. Feitas em 1969 e 1971, elas são registros de uma fase interessante de uma das bandas mais cultuadas do rock inglês: ainda em ascensão, com uma obra ainda em progresso, mas já afiada e potente.

A coletânea, que tem músicas como “Communication Breakdown”, “Dazed and Confused”, “Whole Lotta Love” e “Heartbreaker”, foi relançada na última sexta-feira (16) com o título “The Complete BBC Sessions”.

Ela traz um terceiro disco para uma sessão com a faixa “Sunshine Woman”, até então conhecida apenas por meio de gravações não oficiais – os chamados “bootlegs”. Ao todo, são mais de 3h20 de material.

Segundo o “Guardian”, “Sunshine Woman” foi gravada em março de 1969, em Londres, e transmitida pelo “BBC World Service”. As fitas originais foram perdidas, restando apenas registros caseiros, que começaram a circular nos anos 1990 e não entraram no lançamento original de 97.

Evolução

Jimmy Page, que supervisionou a remasterização do material, disse à revista “Mojo” que a gravação incluída na coletânea é o melhor registro da faixa que você irá ouvir (os bootlegs continuam por aí e você possa tirar suas próprias conclusões no YouTube). Mas que continua sendo um registro caseiro de uma transmissão de rádio: o som é sujo, embolado e sem brilho – mas ainda assim é uma pancada.

Page contou que a música foi feita na cara e na coragem, na hora, como se fosse num ensaio. Para ele, é uma amostra do quanto eles estavam evoluindo rápido.

Para fãs, a coletânea é uma chance para perceber este tipo de sutileza, já que os registros abrangem, por exemplo, o período entre o lançamento do primeiro e do segundo álbum da banda (“Led Zeppelin”, em janeiro de 1969, e “Led Zeppelin II”, em outubro do mesmo ano), conforme observou o “Pitchofork”.

Também tem o primeiro registro de uma das músicas mais famosas do grupo, “Stairway to Heaven”, na parte que percorre as sessões de 1971. É material para se ouvir de perto se a ideia for conhecer o Led Zeppelin com mais profundidade.

Ouça “Sunshine Woman”:

Mais lançamentos

É o Tchan. Melô da Batedeira (single). Axé.

Duplos sentidos, uma letra que fala sobre a coreografia, Compadre Washington e muita fuleiragem. O grupo É o Tchan está aí para nos lembrar como foram os anos 1990 e para dar sua contribuição adiantada para o verão. O “Melô da Batedeira” saiu na sexta-feira passada, com um clipe que tem participação do ex-boxeador Popó.

How To Dress Well. “Can’t You Tell” (single). R&B/Eletrônica.

Um dos artistas identificados com uma tendência mais experimental do R&B, o How To Dress Well – projeto do cantor e produtor americano Tom Krell – lançou mais uma faixa de seu novo álbum, “Care”, que sai ainda esta semana. “Can’t You Tell” mostra um lado mais romântico de Krell, que descreveu a faixa como um hino de positividade sexual.

Malta. “Indispensável Para Mim” (single). Rock.

A banda Malta lançou seu primeiro single sem o vocalista Bruno Boncini. “Indispensável Para Mim” traz Luana Camarah nos vocais. O curioso é que, embora o timbre da voz seja obviamente diferente, a cantora segue uma escola parecida do antecessor. É a Malta de sempre, para o bem e para o mal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]