• Carregando...
Flores e presentes de despedida foram colocados em mural no bairro de Brixton, em Londres. | Brixtonbuzz
Flores e presentes de despedida foram colocados em mural no bairro de Brixton, em Londres.| Foto: Brixtonbuzz

Aos pés de um colorido mural que representa o rosto de David Bowie em Brixton (sul de Londres), admiradores de todas as gerações e de muitos países se aproximavam nesta segunda-feira (11) para dar o último adeus ao ídolo – o local e a data do velório ainda não foram divulgados.

Bowie deixa uma galáxia de herdeiros

Com influência infinita, britânico abre um buraco negro na história da cultura pop ao voltar para o lugar de onde veio

Leia a matéria completa

“Todos o amavam. É um dia de tristeza”, afirma Julia, vizinha deste bairro popular em vias de transformação urbana onde Bowie nasceu há 69 anos. Junto a ela, outros muitos seguidores de luto se aproximam do mural produzido sobre a parede de um supermercado em Tunstall Road pelo artista australiano Jimmy C (James Cochran), inspirado no álbum “Thin White Duke”. “Ele representa minha juventude, o desafio aos estereótipos sobre o sexo. Para os gays, era uma luz que nos guiava e nos dava esperança”, afirma Charlie Rice, de 66 anos.

A ambiguidade sexual foi um dos temas recorrentes das canções de David Bowie, personagem de mil faces que não hesitava em se fantasiar e cultivava uma imagem andrógina, teatral, em jogo permanente entre o masculino e o feminino.

Seu alter ego Ziggy Stardust, criado em 1972, era um astro do rock alienígena bissexual, que contribuiu para mudar as percepções sobre gênero e sexualidade em um país que no fim da década de 60 ainda era relativamente conservador.

Em uma entrevista de 1972, Bowie anunciou que era gay. “E sempre fui”, acrescentou, embora neste momento estivesse casado com uma mulher. O estudante taiwanês Calvin Tsai, de 23 anos, se expressa em termos similares: “É um grande músico, eu faço música e ele me influenciou”, afirma. Bowie “está em nossos corações e não o esqueceremos”. Dagmar, grafista de 40 anos, é do Brasil. “Não era apenas sua música: eram seus atos, seu estilo de vida.”

Bowie se manteve ligado ao sul de Londres durante a infância. Cresceu em Bromley, uma tranquila zona nos arredores da capital e depois se mudou à zona Beckenham, pouco antes de sua carreira decolar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]