• Carregando...
Escola de samba Leões da Mocidade, que se apresenta na Boca Maldita em comemoração ao Dia do Samba | Divulgação/
Escola de samba Leões da Mocidade, que se apresenta na Boca Maldita em comemoração ao Dia do Samba| Foto: Divulgação/

Prepare os batuques porque nesta quarta-feira (2) comemora-se o Dia Nacional do Samba. Instituída na Bahia, a data foi escolhida para homenagear um dos grandes nomes do gênero, Ary Barroso, que em 2 de dezembro de 1940 fez sua primeira visita a Salvador.

Em Curitiba, a data será celebrada a partir das 16h com shows na Boca Maldita, entre eles o da escola de samba Leões da Mocidade. Para fazer parte da festa em homenagem à nossa música mais popular, o Caderno G separou alguns três fatos e cinco sons. Confira:

Samba e futebol: uma tabelinha da cultura popular brasileira

Leia a matéria completa
Curitibano é um dos compositores do samba-enredo da São Clemente

O compositor e apresentador de tevê Amado Osman e o carioca radicado em Curitiba Vinicius Nagem são coautores do samba-enredo que a escola de samba São Clemente, do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro, apresentará em 2016.

A “amarelo e preta”, do bairro de Botafogo, vai desfilar na segunda-feira, 8 de fevereiro, com o enredo “Mais de Mil Palhaços no Salão”, sobre a arte de ser palhaço.

O samba foi feito pelos dois parceiros curitibanos e outros quatro sambistas cariocas. “Quando o enredo foi proposto nós criamos um grupo de whatsapp e fizemos o samba em várias etapas. Rolou uma sinergia digital”, explica Amado.

Amado, que apresenta programa na Band TV, conta é um “apaixonado por sambas-enredo” e que poder emplacar um bamba na avenida é “uma alegria e uma glória”. “A gente sabe que é um grande prêmio que existem compositores que batalham uma vida toda e nunca conseguiram. Fico ainda mais feliz, por que o samba é bom e alegre”, diz.

*

Ouça o samba-enredo da São Clemente:

Samba do Sindicatis comemora cinco anos e traz Tantinho da Mangueira

Principal referência de roda de samba em Curitiba atualmente, o Samba do Sindicatis está completando cinco anos e vai convidar o sambista e partideiro Tantinho da Mangueira para a roda de encerramento do ano no dia 19 de dezembro. O evento será no estádio do Vila Fanny Futebol Clube.

Caixa com todos os álbuns de Zeca Pagodinho é presente de Natal ideal para sambistas

Presente de Natal ideal para sambistas, acaba de ser lançada a caixa “Partido-Alto” com 20 discos de Zeca Pagodinho. O artista que melhor representa o samba contemporâneo tem todo o seu material reunido em seus 17 discos de estúdio, duas compilações e um disco inédito em que Zeca interpreta clássicos da MPB. Material indispensável para todo e qualquer churrasco que se preze.

Ouça cinco sambas de épocas e estilos diferentes:

*

“Pela Primeira Vez”, Orlando Silva

Clássico de Noel Rosa e Cristóvão Alencar interpretado por Orlando Silva. Representa o auge do samba em duas partes da aera de ouro do rádio no Rio de Janeiro.

*

“Por Causa de Você”, Dolores Duran

Uma das maiores compositoras do samba, Dolores Duran colabora com um samba-canção primoroso, gênero que tomou conta do pais na década de 1940.

*

“Samba de Partido Alto”, Aniceto do Império

O mestre Aniceto do Império Serrano foi um dos maiores partideiros da história. O partido-alto é um samba que, em linhas gerais, tem um refrão repetido por todos e uma parte improvisada.

*

“Boca Sem Dente”, Fundo de Quintal

Ao incorporar novos instrumentos como o tantan, o repique de mão e o banjo ao samba, o grupo Fundo de Quintal criou uma nova era no gênero no final da década de 1970.

*

“Samba Vila Tassi”, Maé da Cuíca

Fundador da Escola de Samba Colorado, Maé da Cuíca foi o principal nome do samba em Curitiba. Neste clássico, ele conta o que acontecia na lendária Vila Tassi, berço do samba curitibano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]