• Carregando...
Orquestra Sinfônica Arte Viva, que terá Alceu Valença e Elba Ramalho como convidados especiais | Divulgação/
Orquestra Sinfônica Arte Viva, que terá Alceu Valença e Elba Ramalho como convidados especiais| Foto: Divulgação/

A Orquestra Sinfônica Arte Viva, do maestro e arranjador paulista Amilson Godoy, faz uma apresentação gratuita no Salão de Atos do Parque Barigui neste domingo (27), às 16 horas, com participações de Elba Ramalho e Alceu Valença. O show faz parte das comemorações do 323.º aniversário de Curitiba.

A orquestra foi criada há 20 anos por Godoy para tocar música popular e atuar com formação de plateia. O espetáculo deste domingo segue esta ideia: mistura um pouco de música de concerto com canções populares brasileiras de diferentes épocas, de Ary Barroso a Legião Urbana, passando por Gonzagão e pela bossa nova. E apresenta os sucessos mais importantes de Elba e Alceu, como “Gostoso Demais”, “Eu só Quero um Xodó”, “Morena Tropicana” e “Anunciação”. Os arranjos orquestrais são assinados por Godoy, que sonha com o resgate deste tipo de sonoridade na música popular do país.

“Já há muitas orquestras tocado o repertório erudito e sinto que a música popular está desamparada”, diz o maestro, lembrando que a formação já foi comum – principalmente na era do rádio.

Alceu Valença e Elba Ramalho vão cantar alguns de seus sucessos

Godoy também defende que é preciso ampliar o mercado para músicos de orquestra para dar mais oportunidades a grupos e jovens que estão se formando dentro de projetos socioculturais, por exemplo. “Esses músicos de orquestras acabam não sendo aproveitados”, diz.

Quanto à formação de plateia, o músico conta que percebe o a importância deste tipo de projeto a cada apresentação gratuita que faz – sempre financiada por leis de incentivo à cultura. “Temos inúmeros depoimentos de pessoas que descobriram que tinham orquestras e suas cidades depois de assistirem a esses concertos. Muitos destes instrumentos são totalmente desconhecidos para muita gente”, conta.

Outras apresentações

O evento comemorativo ao aniversário de Curitiba no Parque Barigui começa às 10 horas, com um show da Orquestra à Base de Corda, seguido pela apresentação da banda Big Time Orchestra, às 11h30. Ainda haverá “bolo e parabéns” à 15h30, antes da apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva com Elba Ramalho e Alceu Valença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]