• Carregando...
Rodrigo Lemos participa da coletânea com uma regravação de “Não Leve Flores” | Antônio More/Gazeta do Povo
Rodrigo Lemos participa da coletânea com uma regravação de “Não Leve Flores”| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Faixas

Confira quem são os responsáveis por cada faixa de Ainda Somos os Mesmos, uma regravação de Alucinação, de Belchior:

1.Daio Julio & Os Franciscanos – "Apenas Um Rapaz Latino Americano"

2.Manoel Magalhães – "Velha Roupa Colorida"

3.Phillip Long – "Como Nossos Pais"

4.Nevilton – "Sujeito de Sorte"

5.Lucas Vasconcellos – "Como o Diabo Gosta"

6.Bruno Souto – "Alucinação"

7.Lemoskine – "Não Leve Flores"

8.Fábrica – "A Palo Seco"

9.Transmissor – "Fotografia 3×4"

10.Marcelo Perdido – "Antes do Fim"

  • Belchior, em uma de suas últimas aparições públicas, em 2012: sumiço desde 2009

Desde 2009, Belchior vem protagonizando uma estranha história de desaparecimento que nem parentes e amigos próximos entendem, segundo relatam citações pontuais a seu nome na imprensa durante este período. A carreira do cantor e compositor cearense está parada enquanto sua situação pessoal se complica com dívidas e até mandados de prisão.

Mas a obra de Belchior, que movimentou a música brasileira na década de 1970 ao lado de Fagner e o Pessoal do Ceará, continua sendo cultuada a partir de discos como Alucinação (1976), seu álbum mais importante.

Foi ouvindo este disco que o jornalista Jorge Wagner, curador de uma coletânea que recrutou nomes da música independente brasileira para reler canções do grupo de pagode Raça Negra em 2012, teve a ideia de organizar mais uma homenagem. "Comecei a pensar sobre a questão do Belchior, sobre as pessoas falarem apenas sobre as questões pessoais dele – onde está, com quem está, a quem deve", diz Wagner, em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo. "E a música? Belchior tem coisas mais interessantes sobre o que falar", diz.

O álbum clássico foi regravado na íntegra por um novo time de artistas alternativos, e deve ser lançado nesta quarta-feira, 26, no site Scream & Yell (www.screamyell.com.br) com o título Ainda Somos os Mesmos.

Wagner procurou artistas que tivessem mais a ver com o universo de Belchior – mais ligado ao rock, ao folk e ao experimental.

Três nomes paranaenses estão entre os convidados. Dario Julio & Os Franciscanos, projeto de Dary Jr. com o produtor Ma­­­theus Duarte (guitarra), Felipe Giovanaz (baixo) e Filipe Bueno (bateria), ficou com "Apenas Um Rapaz Latino-Americano".

"Na canção ‘El Pueblo No Se Va’, do álbum A Marcha dos Invisíveis (2007), do Terminal Guadalupe, canto: ‘Eu sou apenas um rapaz sul-americano...’. É quase uma citação literal à letra de ‘Apenas um Rapaz Latino-Americano’", diz Dary, por e-mail, explicando que ouve a obra do cearense desde criança. "Alucinação é um álbum clássico. Regravá-lo é mexer em vespeiro, mas as novas gerações precisam conhecê-lo", escreve.

Hoje morando em São Paulo, a banda Nevilton, de Umuarama, regravou "Sujeito de Sorte" – faixa de pegada mais roqueira que bate com a música do grupo. "Ela tem muito a ver com algumas temáticas nossas. Falamos muito de perseverança. Tem algo da minha filosofia de vida", conta o vocalista e guitarrista Nevilton, por telefone.

Lemoskine, projeto de Rodrigo Lemos, que recentemente deixou A Banda Mais Bonita da Cidade, faz uma versão de "Não Leve Flores". Em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo, Lemos diz que não era íntimo do disco até ser chamado para o projeto, embora conhecesse suas canções. "Ouvindo, deu pra compreender que o disco permanece atemporal", diz o músico. "Hoje há uma obsessão com o ‘retrô’, o vintage, e uma volta à psicodelia da década de 1970. Tudo isso está estampado nesse disco, direto da fonte."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]