• Carregando...
 | Fotos: Divulgação
| Foto: Fotos: Divulgação

Opinião

Filme é o mais divertido da série

Wolverine volta no tempo, encontra um mundo saído do brechó e precisa encarar três bandidões no melhor estilo blaxploitation. Dá para imaginar o que acontece. Essa mistura de bom humor com o velho temperamento dos mutantes é a tônica deste X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, novo capítulo da saga dos heróis dos quadrinhos.

O filme une a mitologia dos personagens à uma superprodução daquelas feitas para a tela grande. De quebra, tem inspiração em uma das histórias mais legais das HQs Marvel. É, enfim, o filme mais divertido de toda a franquia, mesmo que, a exemplo dos roteiros antecessores, a história escorregue um pouco na cronologia confusa e incoerente da série no cinema. Isso é algo que desagrada com razão alguns fãs dos quadrinhos e até o próprio Patrick Stewart, que, à pergunta sobre o reaparecimento de seu personagem, que havia morrido no filme anterior, respondeu: "Odeio esta pergunta. No cinema de fantasia, tudo pode."

O filme tem cenas antológicas, como uma partida de xadrez entre Professor X e Magneto, e também um grande vilão.

Quem rouba a cena, no entanto, é Quicksilver (Evan Peters), mutante cujo poder é a alta velocidade. Ele é responsável pelas cenas mais impressionantes, cheias de efeitos especiais. Para cinéfilos, o desafio é tentar encontrar o diretor Bryan Singer em uma das cenas. GGGG

X-Notas

Na coletiva de imprensa, Luiz Felipe Scolari e o próximo filme da série também foram assunto:

• Professor F

Os britânicos Patrick Stewart e James McAvoy fizeram questão de se encontrar com o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari. Fãs de futebol – Stewart é diretor do Huddersfield, pequeno clube da região de Londres – presentearam Felipão com uma camisa canarinho com o nome do Professor Xavier.

• O vento levou

Patrick Stewart lembrou que era sua segunda passagem pela cidade. Sir Patrick disse que esteve por lá em 1962, quando ainda era um jovem ator da tradicional companhia londrina Old Vic, sob direção da atriz Vivien Leigh (estrela de E o Vento Levou...). Ele disse se lembrar de uma "cidade pequena, com prédios cor de creme".

• Apocalipse

Como de costume nos filmes da franquia, uma cena pós-créditos antecipa o enredo do próximo capítulo da série, que se chamará X-Men: Apocalipse. O diretor Bryan Singer revelou que o roteiro da sequência deve adiantou o processo de formação dos X-Men.

• Acusado

A maior parte do elenco participou da divulgação mundial do filme, menos o diretor Bryan Singer. Nas vésperas do lançamento, Singer foi acusado de abuso sexual por um rapaz britânico no ano de 2006.

  • De volta ao passado, Wolverine luta com seu
  • O vilão Bolivar Trask é vivido pelo ator Peter Dinklage
  • O Professor X (Patrick Stewart) é dirigido por Bryan Singer

Em X-Men: Dias de um Futu­­­ro Esquecido, novo filme da série da Marvel que estreia hoje nos cinemas de Curitiba, duas gerações de mutantes se encontram em uma história que envolve viagem no tempo, conspirações políticas, humor e muita ação (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

A produção marca a volta de Bryan Singer à direção da franquia pela primeira vez desde X-Men 2, de 2003. Desde então, a saga rendeu mais quatro filmes, contando-se os dedicados apenas à história de Wolverine.

Quando já dava mostras de certo esgotamento, a série se revigorou com X-Men: Primeira Classe, de 2011, que levou a ação ao passado e mostrou a juventude de Professor X, Magneto e outros mutantes.

O roteiro da nova produção, baseado na história em quadrinhos original Dias de um Futuro Esquecido, de Chris Claremont, faz alguns malabarismos para promover a reunião do elenco original com os novatos.

Mesmo assim, o longa pode ser considerado o melhor filme da série até agora. A proposta de Singer tenta unir o melhor desses dois mundos, pois o roteiro usa todo o elenco de estrelas da franquia: Hugh Jackman, Patrick Stewart e Ian McKellen (de O Senhor dos Anéis), mais o time jovem que fez sucesso em Primeira Classe, como James McAvoy (O Último Rei da Escócia) e Michael Fassbender (indicado ao Oscar por 12 Anos de Escravidão).

Sentinelas

O filme começa mostrando a destruição causada por uma guerra entre os mutantes e os super-robôs conhecidos como Sentinelas. Eles foram criados pelo empresário Bolivar Trask (o ótimo Peter Dinklage, o Tyrion da série Game of Thrones) na década de 1970.

Quarenta anos e muitas batalhas depois, em um futuro sombrio, os quase indestrutíveis Sentinelas escravizam humanos e estão prestes a exterminar os mutantes da Terra.

O trágico e iminente conflito obriga o Professor X (Stewart), Magneto (McKellen) e os outros mutantes a se refugiarem em um vilarejo chinês atrás de um fórmula de sobrevivência.

O último recurso é usar o poder de Kitty Pryde (Ellen Page, de Juno) para fazer com que um dos X-Men viaje no tempo e altere um evento crucial do passado que poderia evitar a futura aniquilação.

Sem correr o risco de antecipar a trama, é possível dizer que o episódio envolve a mutante Mística, capaz de se transformar em outras pessoas em questão de segundos, interpretada pela estrela Jennifer Lawrence (de O Lado Bom da Vida).

O escolhido para voltar aos anos 1970 é Wolverine que, por sua capacidade de regeneração, é o único capaz de sobreviver à experiência.

Assim, de todos os mutantes que aparecem nos dois períodos da trama, apenas Logan/Wolverine foi interpretado pelo mesmo ator, Hugh Jackman.

Responsáveis por dar vida ao Professor Xavier em duas épocas diferentes, Patrick Stewart e James McAvoy estiveram em São Paulo na última semana para divulgar o filme e participar de uma coletiva de imprensa.

"Professor X é o mutante mais humano"

Como acontece em uma cena de X Men: Dias de Um Futuro Esquecido, quando o jovem Professor Xavier encontra sua versão adulta (em um lugar inusitado), os atores Patrick Stewart e James McAvoy, que interpretam o mutante em duas fases, estiveram frente a frente em uma concorrida coletiva de imprensa em um hotel de São Paulo na semana passada.

A cena é marcante no filme e o encontro também o foi para os dois atores. "Até então, estivemos juntos muito pouco tempo. Sou fã de Patrick Stewart desde os dez anos de idade, por causa de Jornada nas Estrelas, disse McAvoy.

"Temos uma admiração mútua. A cena entre o Xavier jovem e o velho é o ponto de virada do filme. É onde o jovem Charles faz uma escolha que altera o futuro da humanidade", completou Stewart.

Para James McAvoy, o Professor X é o personagem mais humano e mais complexo da série e a humanidade falível dos mutantes é um dos trunfos do filme.

"Vamos ao cinema para ver a nós mesmos. Um dos acertos de X-Men é que são super-heróis muito humanos. São perseguidos ou excluídos por serem diferentes, ou estão no armário, lutando contra sua própria natureza."

Articulados e muito bem- humorados, os atores britânicos falaram sobre vários assuntos. McAvoy precisou contar a cor de sua roupa íntima – "laranja com listras pretas" – e também o que faria se pudesse viajar no tempo. "Diria para o ‘eu mais novo’ recusar alguns papéis, fiz filmes muito ruins", declarou McAvoy.

Questionado sobre o futuro sombrio que se vê no filme, Patrick Stewart se disse um otimista em relação à humanidade. "Pude ver a queda do Muro de Berlim, o fim do apartheid. Sempre senti confiança de que o mundo vai melhorar" afirmou.

Ele também destacou a coragem de seus colegas de elenco Ian McKellen (que interpreta o Magneto mais velho) e Ellen Page (Kitty Pryde), que se assumiram publicamente como homossexuais.

Stewart disse ter notado no novo filme uma ligeira mudança em Xavier, personagem que sempre prefere a diplomacia à violência, ao contrário de seu rival Magneto – "apesar de ele usar roupas mais legais".

O repórter viajou a contive da Fox.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]