• Carregando...

Mais uma grande indicação para o brasileiro Fernando Meirelles e seu primeiro filme em língua inglesa, "O jardineiro fiel". Ou melhor, mais dez grandes indicações, incluindo melhor direção e filme. O diretor, projetado iternacionalmente com "Cidade de Deus", vai concorrer ao mais importante prêmio da Grã-Bretanha, o Bafta.

Outro brasileiro foi indicado ao Oscar inglês nesta quinta-feira. César Charlone concorre pela fotografia de "O jardineiro fiel". Ele, assim como Meirelles, já tinha concorrido ao Oscar em 2004 por "Cidade de Deus". Em 2003, o filme sobre a favela carioca ganhou o Bafta de melhor edição (Daniel Rezende) e concorreu na categoria melhor filme estrangeiro.

Além de melhor filme, direção e fotografia, "O jardineiro fiel" concorre nas categorias: filme inglês do ano, ator e atriz (Ralph Fiennes e Rachel Weisz, vencedora do Globo de Ouro de atriz coadjuvante na segunda-feira), roteiro adaptado (Jeffrey Caine), som (Joakim Sundström e Stuart Wilson), canção (Alberto Iglesias) e edição (Claire Simpson).

"O jardineiro fiel", baseado no livro de John Le Carré, teve mais indicações do que o grande favorito do ano: "O segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee, concorre em nove categorias. O longa sobre dois caubóis gays nos Estados Unidos dos anos 60 venceu o Globo de Ouro de melhor filme e direção e já é o grande favorito ao Oscar em março.

O filme dirigido pelo brasileiro é também o único representante britânico na lista principal dominada por produções de Hollywood. Os outros indicados para melhor filme foram "Capote", "Crash - No limite", "Boa noite e boa sorte", além de "O segredo de Brokeback Mountain".

Os vencedores do Bafta serão anunciados dia 19 de fevereiro.

Confira a lista dos indicados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]