
O grupo paulistano Cia dos Outros apresenta em Curitiba, de sexta-feira (6) a domingo (8), no palco do Teatro HSBC, Corra Como um Coelho (confira o serviço completo). A montagem teve início em 2008, com a finalidade de ser apresentada como trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Direção Teatral na Universidade de São Paulo (USP) por Fernanda Camargo, a diretora da companhia.
Ano passado, depois de algumas apresentações informais, a peça estreou oficialmente no Sesc Avenida Paulista (SP) e, em seguida, foi contemplada com um edital da Funarte, o que permitiu ao grupo levar Corra Como um Coelho a plateias no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas e Belo Horizonte.
Agora, como encerramento da turnê nacional, o espetáculo chega a Curitiba.
Em cena, Carolina Bianchi, Tomás Decina e Pedro Cameron (três amigos que se conheceram na USP) interpretam personagens que, em um primeiro momento, "apenas" fazem o público rir.
"Os três personagens se dão mal, e o público gosta de ver alguém se ferrando", diz Decina. Mas o ator afirma que a proposta da trupe é mostrar como o que é falso pode ser interpretado como verdade.
O público, comenta Decina, tende a gargalhar durante os 50 minutos da montagem porque há muitos "erros". Uma música entra para interromperar uma fala. Um refletor se acende no momento que não devia. "O cenário, por sua vez, sugere que a peça é realista, mas o desenrolar cênico evidencia apenas situações sem sentido, beirando o absurdo", afirma.
O integrante do grupo comenta que o público curitibano terá a oportunidade de conferir uma montagem amadurecida, depois de inúmeras apresentações para público variados, incluindo a participação no Festival Internacional de São José do Rio Preto (FIT), no mês passado.