• Carregando...
Cantor queria ser piloto de avião, mas acabou causando ciúmes em Roberto Carlos | Divulgação
Cantor queria ser piloto de avião, mas acabou causando ciúmes em Roberto Carlos| Foto: Divulgação

Livro

Ronnie Von – O Príncipe Que Podia Ser Rei

Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel. Editora Planeta, 242 págs. R$ 34,90. Biografia.

Ronnie Von precisou romper com as expectativas familiares e fugir do caminho já traçado – do herdeiro que estudaria economia para cuidar dos negócios da família – para seguir a vocação da música. Ícone de uma geração, a história de vida do cantor passa por reviravoltas surpreendentes, descritas em sua biografia Ronnie Von – O Príncipe Que Podia Ser Rei, (Planeta), obra dos jornalistas Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel.

Antes de se fascinar pela música – sobretudo pelo ­rock dos Beatles – Ronnie queria ser piloto de avião. Cursou a escola, e fez o primeiro voo aos 17 anos. A paixão não foi deixada de lado: no auge de sua carreira, Ronnie comandava o próprio avião, levando junto, inclusive, a banda. Em um show em Florianópolis, precisou exercer toda a sua habilidade para parar a aeronave o mais rápido possível: uma multidão de 15 mil pessoas invadiu a pista para ver o ídolo.

A história nos dá a dimensão do furor que o hoje apresentador (ele comanda o programa diário Todo Seu, na TV Gazeta) causou ao longo de décadas, sobretudo nos anos 1960, quando se projetou com "Meu Bem", versão em português para "Girl", dos Beatles. O "Príncipe", apelido que ganhou da amiga Hebe Camargo (1929-2012), foi protegido do produtor musical João Araújo (1935-2013), mas teve altos e baixos na carreira: seus três discos psicodélicos: Ronnie Von (1968), A Misteriosa Luta do Reino do Parassempre contra o Império de Nuncamais (1969) e A Máquina Voadora (1970), hoje relançados em vinil com o status de cult, não foram exatamente um sucesso de vendas.

A vida pessoal também foi permeada por dramas. Casou diversas vezes, se curou de uma doença rara quando já estava desenganado pelos médicos e teve o coração partido por um amor que ele se recusa a revelar – mas os biógrafos contam a história e, inclusive, entrevistam sua paixão.

Rivalidade

Ronnie teve um amigo-rival: o cantor Roberto Carlos, em quem o Príncipe causou ciumeira pela beleza e sucesso. No livro, dizem que o Rei gravou "Querem Acabar Comigo" olhando uma foto de Von. Essas histórias dão um tom divertido ao livro, mas faltam alguns esclarecimentos ao longo da obra. Porém, como diz Antonio Guerreiro no epílogo: "Você não termina um livro, você entrega". Ainda mais se for sobre um personagem como Ronnie Von. GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]