• Carregando...
Som & Fúria: projeto da minissérie foi uma sugestão do cineasta Fernando Meirelles, que se inspirou na canadense Slings and Arrows | Fotos: Divulgação/Rede Globo
Som & Fúria: projeto da minissérie foi uma sugestão do cineasta Fernando Meirelles, que se inspirou na canadense Slings and Arrows| Foto: Fotos: Divulgação/Rede Globo

Quem é quem

Saiba mais sobre os principais personagens da minissérie Som & Fúria

- Dante (Felipe Camargo): antigo ator da companhia, volta para dirigir a montagem de Hamlet após a morte do diretor Oliveira Well (Pedro Paulo Rangel). Em seu retorno, ele tem de lidar com sentimentos passados e novas cobranças.

- Elen (Andréa Beltrão): principal atriz da companhia, ela tem uma história de amor mal resolvida com Dante, que a abandonou no passado. Agora, Elen – que passa por uma crise de meia-idade – namora garotões cada vez mais jovens.

- Kátia (Maria Flor): idealista, a jovem atriz tem sua primeira grande chance ao ser escalada para o papel de Ofélia, na nova montagem de uma peça, quando a intérprete principal sofre um acidente. Terá um romance com Jaques (Daniel Oliveira).

- Jaques Maya (Daniel Oliveira): o ator veio da televisão e sofre preconceito por conta dos veteranos do teatro. Vai se apaixonar por Kátia e se mostrar ótimo ator em cena.

- Sarah (Débora Falabella): fará Julieta na peça escrita por William Shakeaspeare. Irá se estranhar com o diretor Oswald Thomas (Antonio Fragoso), porque discorda de sua concepção artística para o clássico.

- Patrick (Leonardo Miggiorin): é escalado para viver Romeu e se envolve com a parceira de cena, a atriz Sarah (Débora Falabella).

- Naum (Gero Camilo): humilde funcionário do Teatro Municipal, desempenha o papel de amigo e conselheiro dos atores e dos diretores da companhia, além de conhecer todos os textos clássicos.

- Oberon (Paulo Betti): ator consagrado, está em um momento de estagnação em sua carreira. No princípio, desafia e questiona a direção artística de Dante.

- Oswald Thomas (Antonio Fragoso): diretor que quer implementar ideias ousadas e polêmicas nas montagens das peças de Shakespeare. Sofre resistência por parte dos atores.

- Ricardo da Silva (Dan Stulbach): é um diretor financeiro ambicioso e bobalhão. Avesso à arte, quer transformar a companhia em uma lucrativa fábrica de musicais. Conta com o apoio de Graça (Regina Casé), uma malvada funcionária recém-nomeada pela Secretaria de Cultura.

Santoro faz indiano Sanjay

SÃO PAULO - Acostumado a viver galãs na tevê e personagens polêmicos no cinema, Rodrigo Santoro retorna ao vídeo – esteve no ano passado no seriado norte-americano Lost – para uma participação em Som & Fúria. Na minissérie dirigida por Fernando Meirelles, o ator aparece na pele de um publicitário picareta chamado Sanjay. Indiano, o personagem usa de sua personalidade exótica para controlar e cair nas graças do abobalhado Ricardo (Dan Stulbach), diretor financeiro da companhia teatral, que não gosta de arte e só quer saber de lucro.

Polêmico, Sanjay vai armar uma estratégia impactante para chamar a atenção da mídia para os espetáculos teatrais que serão encenados no Teatro Municipal de São Paulo. Porém, como é malandro, faz tudo para levar vantagem com os resultados.

Folhapress

SÃO PAULO - Dos palcos do teatro para a televisão. Um dos maiores autores de todos os tempos, William Shakespeare chega em grande estilo à tela da RPCTV, hoje, com a estreia da minissérie Som & Fúria, às 22h30. Dirigida por Fernando Meirelles – dos filmes Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a Cegueira (2008) e do seriado Cidade dos Homens (2002 a 2005) –, a atração mostra os bastidores de uma companhia teatral que encena quatro espetáculos do dramaturgo inglês.

"É um presente poder mostrar ao público o lado oculto de nosso trabalho’’, conta Andréa Beltrão. No programa, ela interpreta a atriz Elen, grande dama da Companhia do Teatro Mu­­nicipal (CRT). "Melhor ainda é falar dos bastidores do teatro usando Shakespeare. Ele era um autor popular, mas, com o passar do tempo, virou acadêmico. É importante fazer esse resgate.’’

Foi Meirelles quem trouxe para o Brasil o projeto de Som & Fúria. O diretor assistiu à versão original, a série canadense Slings and Arrows, em 2007. "Fiquei fascinado com o programa. Con­versei com a Globo e em quatro meses finalizamos as gravações’." As filmagens aconteceram em 2008 no Teatro Municipal de São Paulo e nos estúdios da produtora independente O2, da qual Mei­relles é um dos sócios.

Trama

Em Som & Fúria, Felipe Camargo vive o protagonista Dante. Ator de sucesso, ele abandonou uma montagem da peça Hamlet no auge de sua carreira. Trans­tor­nado, passou um período internado em uma clínica psiquiátrica. "Com esse personagem, de­­pois de muito tempo, eu tenho uma grande oportunidade na tev꒒, afirma Camargo, que há anos estava sem contrato com a Globo – agora, já está escalado para a próxima novela das sete, Bom Dia, Frankenstein.

Na ausência de seu astro, o grupo teatral passa a colher fracassos. Sete anos depois, na es­­treia do espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, o destino pregará uma peça em todos: a morte repentina de Lorenço Oliveira (Pedro Paulo Rangel), diretor da trupe. "No velório, como fantasma, eu começo a perturbar Dante, que volta para me substituir’’, conta Rangel.

A presença de Dante será o estopim para uma série de acontecimentos. Seu primeiro problema é lidar com a musa da companhia, sua ex-namorada Elen. "Depois que ele a deixou, Elen se tornou uma franco-atiradora. Namora vários homens ao mesmo tempo, do cara do banco ao ator jovem", fala. Quando a mi­­nissérie começa, ela está de caso com Kleber (Juliano Ca­­zar­ré), um divertido entregador de flores. Outros problemas no trabalho de Dante serão Ricardo (Dan Stul­bach), diretor financeiro do grupo, e Oswald Thomas (Antonio Fragoso), polêmico diretor artístico.

Romance

Entre a comédia e a tragédia, o amor também florescerá na trama, já que, além de Dante e Elen, outros casais de atores vão se envolver. A iniciante Kátia (Ma­­ria Flor) vai se apaixonar pelo galã de tevê Jaques Maya (Daniel Oliveira), seu parceiro na nova montagem de Hamlet. Romeu e Julieta, o casal Sarah (Débora Fa­­labella) e Patrick (Leonardo Mi­­g­giorin), vão se enamorar. Até os trapaceiros Graça (Regina Casé), funcionária da Secretaria da Cultura, e Ricardo vão flertar.

Os 12 capítulos de Som & Fúria serão exibidos de terça a sexta-feira, durante três semanas. Às terças, às quintas e às sextas-feiras, o programa vai ao ar depois de Casseta & Planeta, Urgente!, A Grande Família e Globo Repórter, respectivamente. Às quartas-feiras, a minissérie tem início após a novela Caminho das Índias. Uma segunda temporada pode vingar no ano que vem. "É um projeto que, se a audiência for boa, a Globo diz que quer fazer. Para mim, se der 20 ou 21 pontos no Ibope, eu estou feliz", conclui Fernando Meirelles.

* * *

Serviço

Som & Fúria. Estreia hoje, ás 22h30, na RPCTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]