Quem é quem
Saiba mais sobre os principais personagens da minissérie Som & Fúria
- Dante (Felipe Camargo): antigo ator da companhia, volta para dirigir a montagem de Hamlet após a morte do diretor Oliveira Well (Pedro Paulo Rangel). Em seu retorno, ele tem de lidar com sentimentos passados e novas cobranças.
- Elen (Andréa Beltrão): principal atriz da companhia, ela tem uma história de amor mal resolvida com Dante, que a abandonou no passado. Agora, Elen que passa por uma crise de meia-idade namora garotões cada vez mais jovens.
- Kátia (Maria Flor): idealista, a jovem atriz tem sua primeira grande chance ao ser escalada para o papel de Ofélia, na nova montagem de uma peça, quando a intérprete principal sofre um acidente. Terá um romance com Jaques (Daniel Oliveira).
- Jaques Maya (Daniel Oliveira): o ator veio da televisão e sofre preconceito por conta dos veteranos do teatro. Vai se apaixonar por Kátia e se mostrar ótimo ator em cena.
- Sarah (Débora Falabella): fará Julieta na peça escrita por William Shakeaspeare. Irá se estranhar com o diretor Oswald Thomas (Antonio Fragoso), porque discorda de sua concepção artística para o clássico.
- Patrick (Leonardo Miggiorin): é escalado para viver Romeu e se envolve com a parceira de cena, a atriz Sarah (Débora Falabella).
- Naum (Gero Camilo): humilde funcionário do Teatro Municipal, desempenha o papel de amigo e conselheiro dos atores e dos diretores da companhia, além de conhecer todos os textos clássicos.
- Oberon (Paulo Betti): ator consagrado, está em um momento de estagnação em sua carreira. No princípio, desafia e questiona a direção artística de Dante.
- Oswald Thomas (Antonio Fragoso): diretor que quer implementar ideias ousadas e polêmicas nas montagens das peças de Shakespeare. Sofre resistência por parte dos atores.
- Ricardo da Silva (Dan Stulbach): é um diretor financeiro ambicioso e bobalhão. Avesso à arte, quer transformar a companhia em uma lucrativa fábrica de musicais. Conta com o apoio de Graça (Regina Casé), uma malvada funcionária recém-nomeada pela Secretaria de Cultura.
Santoro faz indiano Sanjay
SÃO PAULO - Acostumado a viver galãs na tevê e personagens polêmicos no cinema, Rodrigo Santoro retorna ao vídeo esteve no ano passado no seriado norte-americano Lost para uma participação em Som & Fúria. Na minissérie dirigida por Fernando Meirelles, o ator aparece na pele de um publicitário picareta chamado Sanjay. Indiano, o personagem usa de sua personalidade exótica para controlar e cair nas graças do abobalhado Ricardo (Dan Stulbach), diretor financeiro da companhia teatral, que não gosta de arte e só quer saber de lucro.
Polêmico, Sanjay vai armar uma estratégia impactante para chamar a atenção da mídia para os espetáculos teatrais que serão encenados no Teatro Municipal de São Paulo. Porém, como é malandro, faz tudo para levar vantagem com os resultados.
Folhapress
SÃO PAULO - Dos palcos do teatro para a televisão. Um dos maiores autores de todos os tempos, William Shakespeare chega em grande estilo à tela da RPCTV, hoje, com a estreia da minissérie Som & Fúria, às 22h30. Dirigida por Fernando Meirelles dos filmes Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a Cegueira (2008) e do seriado Cidade dos Homens (2002 a 2005) , a atração mostra os bastidores de uma companhia teatral que encena quatro espetáculos do dramaturgo inglês.
"É um presente poder mostrar ao público o lado oculto de nosso trabalho, conta Andréa Beltrão. No programa, ela interpreta a atriz Elen, grande dama da Companhia do Teatro Municipal (CRT). "Melhor ainda é falar dos bastidores do teatro usando Shakespeare. Ele era um autor popular, mas, com o passar do tempo, virou acadêmico. É importante fazer esse resgate.
Foi Meirelles quem trouxe para o Brasil o projeto de Som & Fúria. O diretor assistiu à versão original, a série canadense Slings and Arrows, em 2007. "Fiquei fascinado com o programa. Conversei com a Globo e em quatro meses finalizamos as gravações." As filmagens aconteceram em 2008 no Teatro Municipal de São Paulo e nos estúdios da produtora independente O2, da qual Meirelles é um dos sócios.
Trama
Em Som & Fúria, Felipe Camargo vive o protagonista Dante. Ator de sucesso, ele abandonou uma montagem da peça Hamlet no auge de sua carreira. Transtornado, passou um período internado em uma clínica psiquiátrica. "Com esse personagem, depois de muito tempo, eu tenho uma grande oportunidade na tevê, afirma Camargo, que há anos estava sem contrato com a Globo agora, já está escalado para a próxima novela das sete, Bom Dia, Frankenstein.
Na ausência de seu astro, o grupo teatral passa a colher fracassos. Sete anos depois, na estreia do espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, o destino pregará uma peça em todos: a morte repentina de Lorenço Oliveira (Pedro Paulo Rangel), diretor da trupe. "No velório, como fantasma, eu começo a perturbar Dante, que volta para me substituir, conta Rangel.
A presença de Dante será o estopim para uma série de acontecimentos. Seu primeiro problema é lidar com a musa da companhia, sua ex-namorada Elen. "Depois que ele a deixou, Elen se tornou uma franco-atiradora. Namora vários homens ao mesmo tempo, do cara do banco ao ator jovem", fala. Quando a minissérie começa, ela está de caso com Kleber (Juliano Cazarré), um divertido entregador de flores. Outros problemas no trabalho de Dante serão Ricardo (Dan Stulbach), diretor financeiro do grupo, e Oswald Thomas (Antonio Fragoso), polêmico diretor artístico.
Romance
Entre a comédia e a tragédia, o amor também florescerá na trama, já que, além de Dante e Elen, outros casais de atores vão se envolver. A iniciante Kátia (Maria Flor) vai se apaixonar pelo galã de tevê Jaques Maya (Daniel Oliveira), seu parceiro na nova montagem de Hamlet. Romeu e Julieta, o casal Sarah (Débora Falabella) e Patrick (Leonardo Miggiorin), vão se enamorar. Até os trapaceiros Graça (Regina Casé), funcionária da Secretaria da Cultura, e Ricardo vão flertar.
Os 12 capítulos de Som & Fúria serão exibidos de terça a sexta-feira, durante três semanas. Às terças, às quintas e às sextas-feiras, o programa vai ao ar depois de Casseta & Planeta, Urgente!, A Grande Família e Globo Repórter, respectivamente. Às quartas-feiras, a minissérie tem início após a novela Caminho das Índias. Uma segunda temporada pode vingar no ano que vem. "É um projeto que, se a audiência for boa, a Globo diz que quer fazer. Para mim, se der 20 ou 21 pontos no Ibope, eu estou feliz", conclui Fernando Meirelles.
* * *
Serviço
Som & Fúria. Estreia hoje, ás 22h30, na RPCTV.
Deixe sua opinião