• Carregando...
Renato Aragão, 71 anos | Antonio Costa - Gazeta do Povo
Renato Aragão, 71 anos| Foto: Picasa 2.7

Cate Blanchett, George Clooney e Tobey Maguire estão de volta às telas para nos levar a uma viagem aos clássicos dos anos 40. Os atores estrelam o drama "The Good German", que será conhecido por aqui como "O Segredo de Berlim" (veja trailer). O filme estreou nas salas dos Estados Unidos há quase dois meses e chega ao Brasil no dia 8 de junho. O longa tem direção de Steven Soderbergh ("Doze Homens e Outro Segredo", de 2004).

Na trama, Clooney vive o jornalista Jake Geismar, correspondente do exército americano que é enviado às ruínas de Berlim para cobrir o período pós 2.ª Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, Geismar aproveita para sair em busca de seu grande amor perdido, Lena Brandt (Cate Blanchett). Eles se reencontram e o jornalista descobre que Lena está casada e que o marido está desaparecido.

É quando inicia-se uma caçada dos exércitos americano e russo atrás do homem. Geismar acaba se envolvendo em uma trama intrigante. E para ajudar na resolução deste mistério, aparece Tully (Tobey Maguire): um soldado americano que foi designado para escoltar Geismar pela Alemanha e peça importante nesta procura.

Cinema noir

"O Segredo de Berlim" foi todo rodado em preto e branco. Para as filmagens, foram utilizados equipamentos, como microfones, câmeras e iluminação, da época. Para retratar ainda melhor o período, Soderbergh insistiu que os atores atuassem como nos anos 40, alegando que "quanto mais exagerado melhor". O diretor também fez questão de construir todos os sets em estúdio para poder transmitir ao espectador um cenário fiél da Berlim de 1945. Quem conferiu o longa garante que quem assistiu clássicos como "Casablanca", "O Terceiro Homem", "Chinatown" ou "Ilusão Perdida" perceberá as referências a estes filmes.

Baseado no romance "O Bom Alemão: Uma História de Amor na Segunda Guerra", de Joseph Kanon, "Segredo de Berlim" não está sendo considerado pela crítica um filme perfeito. Críticos acreditam que o longa peca no roteiro, tem exageradas narrações em off, uma trama de muitas pontas soltas e um enredo complicado. Por outro lado, consideram um prato cheio para os amantes do cinema noir por toda a técnica utilizada.

Em sua coluna no jornal Chicago Sun-Times, o famoso crítico americano de cinema Richard Roeper escreveu que "o Segredo de Berlim está para Casablanca assim como o Oasis está para os Beatles — nem de perto tão bom quanto o original, propositalmente derivativo, mas um entretenimento razoável por seus méritos próprios".

Elenco

Enquanto não estréia, os fãs de Cate Blanchett podem vê-la em cartaz no filme "Babel" (veja trailer) e em "Notas Sobre Um Escândalo" (veja trailer), pelo qual concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, mas não levou. O filme estreou no Brasil no início de março (mas ainda não chegou aos cinemas do Paraná). Já George Clooney não dá as caras desde "Boa Noite, Boa Sorte" (2005), no qual atuou como roteirista, diretor e ator coadjuvante. Ainda no primeiro semestre deste ano, Clooney e seus "comparsas" estream o longa "13 Homens e Um Novo Segredo", após o sucesso das seqüências "Onze Homens e um Segredo" e "Doze Homens e Outro Segredo".

Tobey Maguire também estava desaparecido das telas desde 2004, quando reviveu o "Homem Aranha" no cinema. Antes mesmo da chegada de "O Segredo de Berlim" ao Brasil, os fãs do ator poderão revê-lo na pele de Peter Parker no terceiro filme da série. "Homem Aranha 3" (veja trailer) tem estréia prevista para 4 de maio.

Leia tambémSandra Bullock estrela seu novo filme: "Premonition". Veja o trailer

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]