• Carregando...
Cena do espetáculo "Pansori Brecht UKCHUK-GA" | Divulgação
Cena do espetáculo "Pansori Brecht UKCHUK-GA"| Foto: Divulgação

Carro pega fogo no estacionamento da Universidade Positivo

Princípio de incêndio aconteceu enquanto espetáculo coreano era encenado no Teatro Positivo na quinta-feira (28). Não houve feridos. Veja fotos e vídeo

Serviço

Confira as informações do espetáculo no Guia Gazeta do Povo

O carisma da coreana JaRam LEE deu o tom da primeira apresentação do espetáculo "Pansori Brecht UKCHUK-GA", na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Positivo, em Curitiba. Logo nos minutos iniciais no palco, a artista surpreendeu o pequeno público presente ao fazer um breve agradecimento em português. "Estou muito feliz por estar com meu grupo neste lugar sorridente", disse sob aplausos. E ainda convidou: "venham brincar com a gente!"

À vontade e como se estivesse em casa, JaRam trouxe a leveza oriental de movimentos e o rancor de uma mulher que atravessou uma guerra ao Festival de Teatro de Curitiba. O enredo baseado em "Mãe Coragem e Seus Filhos", de Bertolt Brecht, se uniu ao Pansori, arte tradicional da Coreia interpretada por um cantor e um percussionista, e transportou o público a uma experiência inédita na capital paranaense. "Não sabia o que esperar, mas me surpreendi com o canto e a maneira que ela se move", afirmou Celso Felipe Ferreira. "Fiquei conectado com a montagem".

Interpretado em coreano e com legendas em português, a impressão ao longo do espetáculo era que a barreira do idioma foi quebrada. O público repetia algumas palavras da língua materna de JaRam e muitas vezes se desprendia do significado. Para o ator Raphael Barlatti, "a atuação passou as emoções do texto". Além disso, completou que "um texto de Brecht não teria como ser ruim".

Intenso, não é à toa que o Pansori foi designado pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. No entanto, nem mesmo a oportunidade praticamente única de estar frente a um encontro de culturas foi suficiente para preencher as 2400 cadeiras da plateia do Teatro Positivo - cerca de 400 pessoas estiveram presentes.

Após duas horas de espetáculo, um intervalo de 15 minutos e algumas desistências na plateia - justificadas pelo "som alto" ou "por não gostar da música" -, ficou registrada a sensação da proximidade entre Coreia e Brasil.

Para quem interessar possa: o espetáculo "Pansori Brecht UKCHUK-GA" tem mais uma apresentação nesta sexta-feira (29). Fica o convite para brincar mais uma vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]