• Carregando...

Consequências

Escolas envolvidas em tumulto serão punidas

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo anunciou ontem que haverá punição aos responsáveis pelo tumulto ocorrido durante a apuração das notas do carnaval 2012. Entretanto, a entidade vai aguardar o fim do inquérito policial para tomar alguma decisão. A informação foi divulgada pelo presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, em entrevista coletiva.

Na tarde de terça-feira, durante a apuração das duas últimas notas das escolas, um integrante da Império de Casa Verde invadiu a área onde as notas eram lidas, pegou e rasgou os documentos. A confusão se espalhou, e um carro alegórico que estava estacionado em um pátio do sambódromo foi incendiado.

Após a confusão, a Mocidade Alegre foi declarada a campeã de 2012. O resultado foi divulgado na noite de ontem pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba. Segundo ele, foi feita uma votação para definir como seria o resultado: 7 dos 12 presidentes de escolas aprovaram a manutenção das notas até o momento da interrupção. Os cinco votos vencidos queriam a anulação da apuração.

Com isso, em segundo lugar ficou a Rosas de Ouro, seguida por Vai-Vai, Mancha Verde e Unidos de Vila Maria. Pela previsão inicial, as cinco escolas devem voltar ao sambódromo hoje para o desfile das campeãs, com as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso. Ficaram em penúltimo e último lugares, as escolas Pérola Negra e Camisa Verde e Branco. Elas devem ser rebaixadas e desfilar em 2013 pelo Grupo de Acesso.

Folhapress

Integrantes de pelo menos quatro escolas planejaram o tumulto da apuração das notas do carnaval paulistano, na terça-feira, no Anhembi. É o que afirma a Polícia Civil, com base em imagens de emissoras de tevê gravadas momentos antes da baderna que terminou com as notas rasgadas. Além das duas pessoas presas até agora, seis são investigadas. Entre os que já foram identificados pela polícia como participantes do tumulto estão Alexandre Salomão, o Teta, da Camisa Verde e Branco, e Darly Silva, o Neguitão, presidente da Vai-Vai. "Eles serão chamados para prestar depoimento e poderão ser indiciados", afirmou o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, que também atua na Deatur. Os dois não foram encontrados ontem para comentar as suspeitas.

Cenas de tevê são a base da investigação policial. "Há imagens claras de dirigentes conversando e se dirigindo alguns minutos antes da invasão para os portões. Essas pessoas estavam envolvidas diretamente no episódio", afirmou o delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, titular da Divisão de Portos, Aeroportos e Proteção ao Turista. Entre os filmados conversando antes da ação estão Tiago Ciro Tadeu Faria, de 29 anos, da Império de Casa Verde, que rasgou as notas, e uma pessoa ainda não identificada com roupa da Gaviões da Fiel.

O delegado afirma que a polícia já tem provas para indiciar pelo menos mais duas pessoas por supressão de documentos e dano ao patrimônio público, os mesmos crimes pelos quais respondem Faria e Cauê Santos, de 20 anos, da Gaviões da Fiel, que já estão presos. Outras quatro ainda têm sua participação na confusão investigada. De acordo com o delegado Lima e Silva, já havia informações sobre uma tentativa de "melar" a apuração. Por causa disso, o policiamento teria sido reforçado durante o evento. No entanto, a invasão ocorreu em uma área onde não poderia haver policial para não atrapalhar a transmissão dos resultados pela imprensa.

O major Alexandre Gasparian, que supervisiona o policiamento de Choque da Polícia Militar no Anhembi, afirmou que o efetivo destacado para o evento foi maior do que o usado para alguns clássicos de futebol. "Não diria que é pouco um efetivo de 160 policiais, em uma parte interna, para um público de menos de 3 mil pessoas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]