• Carregando...

O diretor Steven Spielberg, que vem provocando polêmica com seu filme sobre o assassinato de atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique (1972), disse que os cineastas envolveram-se mais com questões políticas depois da reeleição do presidente americano, George W. Bush.

Em uma mesa redonda com editores da revista "Newsweek" e outros nomeados para o prêmio Directors Guild, Spielberg declarou que "sinto que os cineastas ficaram mais participativos depois do início do segundo mandato de Bush".

- Acho que todos estão tentando declarar sua independência e apresentar seus argumentos em defesa das coisas nas quais acreditamos. Ninguém está nos representando de verdade. Então, estamos agora representando nossos sentimentos. Estamos tentando contra-atacar - afirmou o diretor, segundo trechos divulgados pela "Newsweek" no domingo.

A mais recente produção de Spielberg, "Munique", foi criticada tanto pela direita como pela esquerda porque, segundo o diretor, o filme levanta questões sobre o preço moral pago por Israel quando atacou os palestinos responsáveis pela morte dos atletas israelenses.

Spielberg disse saber que o filme receberia "ataques da direita", mas afirmou ter ficado surpreso com o fato de "termos recebido ataques menos intensos, mas não menos dolorosos, da esquerda".

O diretor acrescentou que muitos fundamentalistas de sua própria comunidade, "a comunidade judaica, ficaram muito bravos comigo por permitir que os palestinos tivessem diálogos no filme e por permitir que Tony Kushner (roteirista e crítico das políticas israelenses) fosse o autor daqueles diálogos".

Segundo Spielberg, "Munique" não ataca Israel uma única vez e quase não faz críticas à política israelense de usar a violência para enfrentar a violência".

O Directors Guild foi dado, no sábado à noite, ao diretor Ang Lee por seu filme sobre caubóis homossexuais "O segredo de Brokeback Mountain".

Também participaram da discussão, a ser publicada na segunda-feira pela revista "Newsweek", Bennet Miller, diretor de "Capote", George Clooney, diretor de "Boa noite e boa sorte", e Paul Haggis, diretor de "Crash - No limite".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]