• Carregando...
A equipe Lamparina em ação | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
A equipe Lamparina em ação| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

De maneira bem-humorada e provocativa, o cotidiano de Ciudad del Este, no Paraguai, foi retratado na produção do curta-metragem Acá Es Así, da equipe Guaranies. O vídeo foi o vencedor da maratona cinematográfica do Festival Curta Iguassu, evento realizado em setembro em Foz do Iguaçu.

A exibição final dos curtas teve a presença do premiado cineasta pernambucano Claudio Assis, diretor de longas-metragens como Amarelo Manga e Febre do Rato.

Ao todo, 24 equipes participaram da maratona e tiveram o prazo de 48 horas para a dura missão de escrever o roteiro, filmar, editar e entregar o vídeo – que deveria ter até três minutos de duração.

Dada a largada, a Tríplice Fronteira se transformou num imenso set de filmagens para diversas histórias e situações, produzidas por amadores e profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de Argentina, Paraguai e Chile.

Os vídeos precisavam estar relacionados a dois temas: Cidade imaginada" (baseado no livro Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, e "Quem pode compreender meus medos melhor que você", frase do dramaturgo russo Anton Tchékhov.

"Foi uma experiência muito boa e nos divertimos bastante", contou o produtor Marco Ramirez. No vídeo, ele e seus colegas mostraram alguns dos problemas sociais vividos pela juventude no país vizinho, com diálogo intenso entre um grupo de amigos.

A qualidade da produção de Foz também foi destacada, com curtas como A Cidade É Você, que mostrou uma divergência entre pontos de vistas de dois personagens – um garoto e seu avô cego – sobre a mesma cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]