• Carregando...
Bróder, de Jefferson De, é visualmente impactante e bastante tenso | Divulgação
Bróder, de Jefferson De, é visualmente impactante e bastante tenso| Foto: Divulgação

São Paulo - A proposta de Jefferson De é ousada. Em seu primeiro longa-metragem, Bróder, grande vencedor do Festival de Gramado neste ano, o diretor quis contar uma "história de favela" de uma perspectiva diversa da habitual. Do ponto de vista de quem conhece de perto a vida na periferia da Grande São Paulo.

O cineasta disse, no debate com o público que sucedeu a exibição de Bróder na 34.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que frequentou o bairro Capão Redondo desde que se mu­­dou do interior para estudar.

Um dos poucos diretores negros no cinema brasileiro, Jefferson demonstra em seu filme conhecer de perto o dia a dia, o linguajar e os códigos de convívio da região onde rodou seu filme. Bróder transborda autenticidade. Os diálogos, pelo menos quando a ação transcorre entre os limites do Capão Redondo e envolvendo os seus habitantes, nunca soam artificiais.

No centro da trama está Macu (Caio Blat), personagem dos mais complexos. Branco como a mãe, Sônia, vivida por Cássia Kiss, ele nunca conviveu com o pai. Foi criado pelo padrasto, Francisco (Aílton Graça), um homem negro, como são quase todos os seus amigos, entre eles, Jaiminho e Pibe.

Há entre os três uma amizade de infância que aparenta ter sobrevivido a revezes importantes, como o fato de Pibe ter se casado com a ex-namorada de Macu e de Jaiminho hoje ser um homem rico e constantemente vigiado por seu agente, Paulo, que deplora a ideia de o jogador continuar frequentando o lugar onde nasceu.

Na sequência inicial de Bróder, Macu é apresentado como um rapaz popular na vizinhança, comunicativo, alegre e aparentemente inofensivo. É o dia de seu aniversário e logo fica claro, no entanto, que ele está prestes a dar um passo em falso que poderá lhe custar muito caro: participar do sequestro de um garoto rico.

Visualmente impactante e bastante tenso, sobretudo em sua segunda metade, quando o roteiro nos torna cúmplices do plano de sequestrar Jaiminho, Bróder só será lançado em março de 2011. Resta esperar para conferir se a ousadia de Jefferson De será compreendida pelo grande público.

O jornalista viajou a convite da Mostra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]