• Carregando...
Detalhes de paisagens sobrepostos diretamente na câmera digital remetem a pinturas e gravuras | Reprodução
Detalhes de paisagens sobrepostos diretamente na câmera digital remetem a pinturas e gravuras| Foto: Reprodução

Serviço

Confira as informações desta e de outras exposições no Guia Gazeta do Povo

Ao adentrar o Espaço de Arte (R. Alberto Folloni, 1.534) os visitantes ficam em dúvida se as obras atualmente expostas nas paredes são pinturas, gravuras ou fotomontagens. A origem da confusão está no fato de que as imagens de paisagens naturais lá exibidas aparecem totalmente desconstruídas nos 16 trabalhos que compõem IN_VERSOS, primeira exposição individual da designer gráfica e fotógrafa Kristiane Foltran, inaugurada na útima sexta-feira, dia 27 (Veja o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo).

Kristiane explica que, na verdade, o movimentado mundo imagético que domina suas obras é criado única e exclusivamente a partir da fotografia digital. "São imagens sobrepostas diretamente na câmera, sem manipulação", ressalta. Para arrematar, as fotografias de dupla exposição digital são impressas em fine art – processo de impressão feito a partir da dispersão de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão, que podem durar mais de 200 anos sem qualquer perda de qualidade, alteração de cor ou desbotamento das tintas.

Dotadas de um forte grafismo – Kristiane é designer gráfica por formação – as obras de IN_VERSOS, segundo a artista, não buscam apenas retratar detalhes de belas paisagens. A ideia que move esse conjunto de trabalhos é transportar o espectador a um outro mundo, visual e poético. "Tem a ver com a sublimação do belo através do sonho e envolve as mais diversas emoções humanas", explica.

Liberdade

O conceito é resultado da constante busca de Kristiane pela liberdade fotográfica, desenvolvida em estudos com Nilo Biazzetto Netto, na Escola Portfolio. Além disso, a artista participou de diversos workshops com fotógrafos de destaque nos cenários nacional e internacional, entre eles, André Cypriano, Orlando Azevedo, Zig Koch, Walter Firmo e Avani Stein.

Dispostas em três formatos e numeradas, seguindo os padrões de galerias internacionais, as obras de IN_VERSOS estarão reunidas, em formato 15 x 15 centímetros, numa caixa de tiragem limitada que estará à venda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]