• Carregando...

Num ano como 2006, em que os cinemas foram abarrotados de filmes de animação, quem diria que o melhor de todos eles seria também o último. "Por água abaixo", que entra em cartaz nesta sexta (veja trailer), une o humor inteligente de "Shrek", o charme excêntrico de "Wallace e Gromit – A batalha dos vegetais" e a diversão cuca-fresca de "Madagascar", capaz de conquistar os adultos quase tanto quanto as crianças.

Produzida por gente que participou desses outros três longas, "Por água abaixo" marca a primeira aventura em animação digital 3D do estúdio britânico Aardman, criador da série "Wallace e Gromit" e de "Fuga das galinhas". A princípio, os fãs da produtora ficaram decepcionados ao saber que a tradicional técnica stop-motion com personagens feitos de massinha, que sempre foi marca registrada da Aardman, seria substituída por computadores.

Felizmente, o que o filme ganhou em termos de ação (com destaque para a cena sensacional da perseguição de barcos) não perdeu em beleza e charme. A estética exuberante e o humor esquisitão continuam lá, intactos.

Na trama, um ratinho de estimação mimado e limpinho é atirado para dentro da privada por um rato de esgoto que quer tomar seu lugar e curtir uma boa vida. Levado pela descarga, o protagonista, Roddy (dublado por Hugh Jackman), chega a um mundo subterrâneo cheio de surpresas. Lá, os ratos se divertem, as lesmas cantam (a performance de "Don’t worry be happy" é hilária) e os sapos são maus. Lá, também, ele conhece Rita (dublada pela ótima Kate Winslet), uma ratinha gente boa que só se mete em encrenca.

E a história não vai muito além disso. É mesmo uma grande besteira. Mas uma besteira como essa, com personagens carismáticos e pretensão zero (enfim uma animação gerada por computador que não apela para o sentimentalismo. Ufa!), é certamente uma besteira deliciosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]