• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Uma outra Alemanha a partir do olhar de um brasileiro. É isso, e bem mais, que se vê em duas exposições do artista plástico José Aguiar: Uma Viagem Pelos Lugares da Alemanha, no Instituto Goethe, e Viagem Pelo Povo da Alemanha (no Centro de Criatividade de Curitiba). Ambas são desdobramentos do projeto Reisetagebuch (que se pronuncia "Ráize-tague-burrr") e significa caderno de viagem.

O acaso foi um aliado de Aguiar. Em 2006, ele acompanhou a esposa, Fernanda Baukat, então bolsista na Universidade de Leipzig durante seis meses. Entre museus e outras buscas por aprimoramento, Aguiar clicou e registrou por meio de desenhos as suas impressões sobre a Alemanha (é possível conferir algumas curiosidades no www.quadrinhofilia.blogspot.com). De volta a Curitiba, expôs esse fruto de um "olhar de primeira vez" no Goethe e, em seguida, no Centro de Cultura França-Alemanha, em Niterói.

O efeito das exposições de Aguiar, seja pelo boca-a-boca ou via notícias em jornais, foi uma bolsa, concedida pelo Instituto Goethe de Curitiba, para que ele passasse um mês na Alemanha. Passaporte em dia, há um ano, ele viveu o janeiro de 2008 em Berlim, "uma das mais cosmopolistas e efervescentes capitais do mundo." Quando desembarcou no Afonso Pena, tinha tanto material que talvez uma exposição não fosse suficiente para tamanha vazão de ideias e possibilidades.

Além do Goethe, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também se tornou parceira – e assim estavam nascendo essas duas exposições hoje em cartaz. Agora, ele pleiteia o apoio de empresas para editar um livro e levar essas exposições para o maior número possível de cidades do país, da Alemanha e onde mais houver público. A via-láctea é o limite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]