• Carregando...
Mediadores orientam os jogos de tabuleiro durante o evento | Divulgação
Mediadores orientam os jogos de tabuleiro durante o evento| Foto: Divulgação

Serviço

Jogarta - Especial de Natal

Onde: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro)

Data: 17/12/2016

Ingressos: Entrada gratuita

E se no meio de uma missão cheia de elementos mágicos e seres mitológicos do mundo dos RPGs, além de derrotar magos e vilões o jogador ainda aprendesse os conteúdos necessários para aumentar seus atributos também na escola e até passar no ENEM? Pois essa é a proposta do Projeto Jogarta, idealizado pelo professor Mateus Henriques Buffone, que chega a sua quarta edição com um evento especial de natal no próximo sábado (17), na Gibiteca de Curitiba.

Com entrada gratuita e mesas divididas de acordo com a faixa etária dos participantes, o evento dá preferência à sistemas de jogo desenvolvidos no Brasil (ou publicado por editoras locais). É o caso de “Jaguaretê: O Encontro”, cujos elementos fazem referência à cultura indígena “Temininós” e “Tubinambás”. O jogador toma contato com fatos históricos presentes na narrativa - neste caso uma coautoria entre Buffone, alunos, professores e técnicos do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR - e reforçam conteúdos da disciplina.

Orientados por mediadores - cuja função é apresentar os jogos analógicos - os jogadores ocupam as mesas e interagem, podendo entrar e sair a qualquer momento. Ao todo são 10 mesas (com cerca de 100 vagas) dedicadas a oito jogos de tabuleiro e um cardgame.

Além da diversão, o evento tem forte apelo social, na medida em que é aconselhada a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição que acolhe crianças à espera de adoção. Essa instituição é uma das convidadas do evento e as crianças atendidas vão compor as mesas.

O projeto também prevê a contratação do formato para ser realizado em escolas públicas e particulares, sempre mantendo a relação com os conteúdos propostos pelos educadores da instituição. Então, que os jogos comecem!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]