
Com o adiamento do lançamento do Pokémon Go no Japão, engrossa a lista de problemas que a Nintendo e Niantic têm enfrentado para lançar o game mundialmente. A estimativa era que o aplicativo ficasse disponível para download aos japoneses na última quarta-feira. Lar do game em que o anime se baseia, o país também é a primeira praça em que o game tem um patrocinador, o McDonald’s. Cerca de 3.000 restaurantes serão transformados em “Ginásios Pokémon”: ao mesmo tempo em que caçam Pikachus, os treinadores podem comer um hambúrguer.
Ainda não se sabe se vai haver uma ação parecida no Brasil. Questionado pela Gazeta do Povo, o braço brasileiro do McDonald’s respondeu apenas: “Não antecipamos nossas ações estratégicas”.
- Indonésia proíbe policiais e militares de jogar Pokémon Go
- Acha que Pokémon Go estragou os jovens? Já disseram o mesmo do xadrez e da valsa
- Um guia de Pokémon Go para iniciantes: o que você precisa saber
- Pokémon está de volta: e com ele monstros, ferimentos, assaltos e coisas piores
- Mulher descobre traição do namorado por meio do Pokémon Go
- Indonésia proíbe policiais e militares de jogar Pokémon Go
A estratégia do lançamento do McDonald’s japonês, detalhada em um e-mail interno, acabou parando em um fórum e viralizou. A empresa decidiu cancelar de vez o lançamento na quarta-feira, temendo que o hype antecipado sobrecarregasse os servidores e tornasse a estreia no terceiro maior mercado mobile do mundo um verdadeiro fiasco. Agora, a estimativa é que seja lançado nesta quinta-feira, mesma data em que os monstrinhos supostamente chegariam oficialmente a Brasil, Argentina e Chile.
Freio de mão
Mas a preocupação com a robustez dos servidores ainda assombra os desenvolvedores, que aparentemente preferem pisar no freio dos lançamentos até que tenham certeza de que não vai haver um colapso geral por conta da demanda. A ansiedade é tamanha que houve até quem fizesse vigília na madrugada de quarta para quinta-feira. Em vão.
Enquanto as ações do McDonald’s dispararam no Japão após o anúncio da parceria – tiveram seu preço recorde na Bolsa de Tóquio desde 2001 – as da Nintendo tiveram forte queda. Apenas nesta quarta-feira, caíram 13% por conta da decepção dos japoneses, que esperaram à toa pelo lançamento. Apesar disso, a alta acumulada pela Nintendo ainda é gigante: 86%;
Com apenas duas semanas de lançamento, o Pokémon Go tem números impressionantes: apenas nos Estados Unidos, 26 milhões de pessoas jogam diariamente, gerando receita de US$ 35 milhões. Está presente em mais de 30 países atualmente e já é mais baixado que o Tinder.
ERRATA: Diferentemente do que informamos anteriormente, o anime é baseado no jogo criado pela Nintendo e não o contrário.



