i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Senhoras e Senhores, Crianças e Crianços, o circo Matinê Manacá está na cidade

Trapezistas, equilibristas, dançarinos e palhaços apresentaram números circenses com muita técnica e pouca novidade

  • PorLuciane Cordeiro
  • 06/04/2013 08:08
Espetáculo Matinê Manacá estreou ontem (5) no Festival de Teatro de Curitiba. Números de força e equilíbrio impressionaram o público | Annelize Tozzeto/Divulgação
Espetáculo Matinê Manacá estreou ontem (5) no Festival de Teatro de Curitiba. Números de força e equilíbrio impressionaram o público| Foto: Annelize Tozzeto/Divulgação

A grande tenda foi esticada e o picadeiro preparado para receber uma trupe de artistas que gosta de desafiar as leis da gravidade na noite de sexta-feira (5), no Teatro Positivo, em Curitiba. Assim que a plateia estava arrumada confortavelmente nas poltronas, o mestre de cerimônia apresentou a atração da noite: "Senhoras e Senhores, Crianças e Crianços o grande circo Matinê Manacá tem a honra de convidá-los para uma viagem pelo mundo". E com o convite lançado, o público se preparou para o espetáculo.

Em uma hora de apresentação, o circo itinerante do grupo paulista Manacá, dirigido por Beto Andreetta, mostrou números de equilibrismo e trapézio, passos de ballet clássico, músicas características de países como Argentina, Espanha, Itália, França e Rússia e brincadeiras que só um palhaço consegue imaginar. Com números de equilíbrio e força impressionantes o público não conteve as palmas e incentivava os oito artistas – que se revezaram ao longo da noite - a se arriscarem ainda mais.

No entanto, números mais coreografados e que não exigiam tanta força não causaram o mesmo impacto. As crianças, é claro, adoraram tudo e não desgrudaram os olhos da magia que acontecia no palco, mas os adultos, carecas em ver números de fita, argolas e trapézios estáticos, saíram do Teatro Positivo com a sensação de ‘quero mais’. A nostalgia circense, a mesma que nos faz relembrar de quando os circos estacionavam nas praças de muitas cidades e por lá ficavam por mais de um mês, foi e é um atrativo, porém o espetáculo se tornou apenas isso.

Entra em cena, o estacionamento

E assim que as luzes do picadeiro foram desligadas, lá fora outro espetáculo acontecia. Como o teatro estava cheio, foi impossível desviar da concentração de pessoas que se apertavam para pagar o estacionamento e a desorganização para sair da universidade – sede do Teatro Positivo – foi ainda maior. Sem guardas para orientar, público e estudantes precisaram ter paciência para chegar até uma das quatro saídas disponíveis. Muitos preferiram aguardar o tumulto passar enquanto outros enfrentaram o congestionamento que se formou.

Serviço O espetáculo Matinê Manacá tem apresentações hoje (6), às 21h, e amanhã (7), às 19h, no Teatro Positivo. Os ingressos custam R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.