• Carregando...
Vídeo: | Reprodução RPC TV
Vídeo:| Foto: Reprodução RPC TV

Mais um longa-metragem baseado nos casos do serial killer Zodíaco, que aterrorizou a cidade americana de São Francisco por anos, entre as décadas de 70 e 80, será lançado no Brasil. O filme chega às salas de cinema em 1.º de junho deste ano. Dirigido por David Fincher ("Clube da Luta", "Seven", "Alien 3"), "Zodíaco" (veja trailer) está em cartaz nos Estados Unidos desde o início do mês de março e recebeu críticas positivas da imprensa norte-americana.

Jake Gyllenhaal reaparece depois de viver Jack Twist no polêmico "O Segredo de Brockback Mountain". Após dois anos, o ator deixa a imagem do caubói homossexual para surgir nesta produção como o jornalista Robert Graysmith, que é o autor dos livros "Zodiac" e "Zodiac Unmasked", que serviram de base para rodar o drama. Por Brockback Mountain, o jovem ator recebeu a primeira indicação para um Oscar, em 2006, na categoria Melhor Ator Coadjuvante, mas quem levou foi George Clooney por "Syriana - A Indústria do Petróleo". Gyllenhaal foi o vencedor do BAFTA 2006 pela mesma atuação.

Trama

"Zodíaco" narra os fatos de dois jornalistas e um inspetor que se esforçam para capturar Zodíaco. Rober Graysmith e Paul Avery (Robert Downey Jr.) trabalharam no jornal San Francisco Chronicle na época em que o serial killer aterrorizava a cidade. As ações do assassino começaram em dezembro de 1968, quando um casal foi morto dentro de um automóvel na Califórnia. Os crimes seguiram até meados da década de 1970. Oficialmente, ele matou cinco pessoas e feriu outras duas, mas admitiu o assassinato de 37 pessoas.

Enquanto agia, Zodíaco escrevia cartas enigmáticas à polícia e a vários jornais detalhando seus crimes. Elas sempre começavam com a frase "Aqui quem fala é o Zodíaco". Em um estilo "Jack, o Estripador", o maníaco fornecia evidências para provar seu envolvimento nos crimes. Algumas das cartas estavam codificadas e ainda não foram decifradas. O criminoso nunca foi capturado e muitos de seus pesquisadores acreditam que ele ainda esteja em atividade, apesar das cartas terem parado há 30 anos.

Também fazem parte do elenco Mark Ruffalo ("Em Carne Viva"), Gary Oldman ("Batman Begins"), Chloë Sevigny ("Meninos Não Choram") e Anthony Edwards ("Os Esquecidos").

Críticas

Entre as grandes publicações norte-americanas, a produção não recebeu nota inferior a 8. O site ComingSoon.net deu nota 9 para o filme, afirmando que o único defeito do longa é se parecer demais com "Seven - Os Sete Crimes Capitais", mas que são duas horas e quarenta minutos que não cansam o espectador. A opinião é compartilhada com a crítica da Newseek. Segundo a revista, o filme tem o poder de prender o espectador do começa ao fim da trama.

Outras produções

Outras produções baseadas nas barbaridades cometidas por Zodíaco podem ser conferidas antes que a mais nova versão, por David Fincher, chegue às telas. Uma das mais recentes é "O Zodíaco" (veja trailer), de 2005, dirigido por Alexander Bulkley. O longa já está disponível nas locadoras brasileiras. No elenco estão os atores Justin Chambers ("Grey's Anatomy"), Robin Tunney ("Paparazzi") e Rory Culkin ("Sinais").

O roteiro dessa produção é baseado em reportagens da mídia e em arquivos policiais. Neste, a história é narrada sob o ponto de vista de um policial e do filho, que ficam obcecados com os crimes e começam a investigar com as famílias das vítimas. Esta versão mostra um lado mais humano, sobre o desespero e a situação dos parentes que perderam entes queridos.

Os outros filmes inspirados nas histórias de Zodíaco são "The Zodiac Killer (1971)", "Dirty Harry" (1971), com Clint Eastwood, "O Exorcista III" (1990), "The Limbic Region" (1996) e "Assassino do Zodíaco" (2005).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]