• Carregando...

Um homem e uma mulher se encontram em um cemitério e conversam sobre amor e morte. Este é o cerne da peça "Sonho de Outono", texto inédito no Brasil do escritor norueguês Jon Fosse, que estréia nesta quarta-feira (21) no Teatro José Maria Santos, numa co-produção do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Marcos Damaceno Companhia de Teatro.

Em "Sonho de Outono", a mulher quer viver e amar, mas o homem questiona o amor e teme a morte. Ele está no cemitério para o enterro da sua avó acompanhado de seus pais que não vão com a cara da mulher.

O norueguês Jon Fosse é considerado um dos maiores nomes da dramaturgia contemporânea. As suas peças são minimalistas e estruturadas num estilo repetitivo que permeia entre o realismo e o absurdo. A temática de suas peças tende a explorar as relações (ou a ausência das mesmas) entre as pessoas.

Fosse nasceu em 1959 no oeste da Noruega e escreve em novo norueguês, língua obrigatória nas escolas, mas que só é falada na região onde reside. Estreou na literatura em 1983, tendo publicado até agora mais de 30 livros entre romances, poesia, ensaios, novelas e livro para crianças. A sua primeira peça para teatro foi escrita em 1992.

A montagem curitibana foi desenvolvida com base na sonoridade das palavras e seu equivalente silencioso. Também são enfocadas as relações intimistas entre os atores e a platéia e o jogo com a linguagem de devaneios. A direção é de Marcos Damaceno.

Confira a programação dos teatros

Serviço:"Sonho de Outono". Estréia nesta quarta-feira (21) às 21 horas. Temporada de quarta a sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Teatro José Maria (Rua Treze de Maio, 655) Tel.: 3322-7150. R$ 14,00 e R$ 7,00 para estudantes e classe artística. Até 2 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]